Oportunidade

Precisando de trabalho? Como garantir uma vaga e driblar o desemprego com estes simples passos

COMPARTILHE
Santa Casa trabalho carteira emprego - pesquisa
90
Advertisement
Advertisement

Se o seu emprego parece estar por um fio ou você está precisando de trabalho, a situação do desemprego no Brasil pode não ser muito animadora. Ainda assim, sempre há oportunidades para quem sabe como procurar e se candidatar às vagas da maneira mais eficaz.

Continua depois da publicidade

Por isso, reunimos neste artigo as principais dicas de como se preparar corretamente para aumentar as suas chances de contratação. Com foco e empenho nos passos que indicamos aqui, as portas do emprego podem se abrir até antes do que você imagina!

3 passos simples para você arranjar um emprego

Organização, preparo e dinamismo são as chaves para se ter sucesso na busca por um emprego. Isso vale tanto para quem ficou muito tempo sem trabalho quanto para pessoas que ainda não têm muita (ou nenhuma) experiência profissional — e até para quem está trabalhando, mas decidiu encarar o fantasma do desemprego na pandemia e ir atrás de um “plano B”.

Continua depois da publicidade

Qualquer que seja a sua situação atual, você pode seguir estes passos para conquistar uma vaga e começar a construir uma carreira de sucesso:

 1. Prepare ou atualize o seu currículo

O currículo é uma peça fundamental para a conquista de um bom emprego. Você vai precisar dele em diferentes situações e você pode preparar facilmente esse documento usando um modelo online de CV que já serve como uma base do que incluir em um currículo. Além de seguir um padrão aceito por recrutadores, profissionais de recursos humanos e empregadores em geral, você não vai ter que se preocupar com a formatação e o layout do currículo e pode se orientar quanto às informações que você precisa colocar no CV — ou o que vale a pena mudar em seu antigo curriculum vitae.

Antes de iniciar essa etapa, vale a pena fazer uma autoavaliação para levantar quais os pontos fortes que você pode destacar e pensar em que tipo de empresa você gostaria de se ver trabalhando. Isso ajuda a eliminar inseguranças e trazer mais foco na hora de preparar ou atualizar seu currículo demonstrando que você é a pessoa ideal para preencher um tipo de vaga.

Advertisement

 2.  Decida o que e onde você vai procurar

Continua depois da publicidade

É importante definir qual o tipo de trabalho mais interessante para você e se concentrar nisso para descobrir onde procurar bons contatos. Vale a pena pensar em um leque de possibilidades, mas lembre-se que todo leque possui um ponto em comum.

Na maioria das vezes, a falta de um objetivo claro gera estresse e se torna um obstáculo na comunicação entre candidatos e empregadores. Já quando todas as suas ideias de trabalho se conectam, fica mais simples encontrar vagas que você tem vontade e potencial de sucesso.

Aí, é só pesquisar em plataformas de busca de emprego e sites de empresas que atuam na área desejada, além de ficar de olho nas notícias sobre a abertura de novas oportunidade de emprego na região onde você mora — como as que publicamos por aqui.

 3.  Divulgue que você está precisando de trabalho

Se você for fazer isso enquanto ainda tem um emprego, é melhor manter o máximo de discrição. Nesse caso, o ideal é compartilhar essa informação apenas com seus contatos mais confiáveis e de uma forma sutil. Por exemplo, mencione que tem vontade de se envolver em novos projetos ou que você gostaria de futuramente atuar na área em que possui formação e/ou habilidades. De preferência, só tenha esse tipo de conversa pessoalmente ou por telefone, evitando que fique registrada em mensagens.

Já para quem não está trabalhando e tem urgência em conseguir uma colocação no mercado, a dica é manter uma atividade intensa em plataformas de busca de emprego como o LinkedIn e o Facebook, que tem um espaço para encontrar vagas anunciadas na rede e uma série de grupos direcionados ao tipo de vaga pretendida que são criados pelos próprios usuários e possuem muitos seguidores.

Além disso, você também pode (e deve) divulgar que está precisando de trabalho em suas redes sociais, dando uma atenção especial às suas postagens para manter um tom profissional e linguagem adequada.

 

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here