Espírito Santo

Incaper revela quais são as cidades mais frias do Espírito Santo

COMPARTILHE
Incaper revela quais são as cidades mais frias do Espírito Santo
3140
Advertisement
Advertisement

No último dia 21 de junho, oficialmente começou o inverno aqui no Hemisfério Sul, e, como temos observado, tem feito um frio danado. A Coordenação de Meteorologia do Incaper, respondeu uma dúvida de todo capixaba. Quais são as cidades mais frias do Espírito Santo?

Continua depois da publicidade

Para alguns, a resposta deve estar na ponta da língua: Santa Teresa, distrito de Pedra Azul em Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante ou qualquer cidade do Caparaó Capixaba em torno do Pico da Bandeira, que afinal de contas, é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.982 m de altitude.

 

Explicação técnica

Para uma melhor compreensão do clima em uma determinada região, é necessário que haja um registro contínuo de dados meteorológicos, onde é possível conhecer o seu padrão normal e suas eventuais flutuações extremas ao longo do tempo.

Continua depois da publicidade

Em Aracê, Domingos Martins, a estação meteorológica foi instalada pela então Secretaria Estadual de Agricultura, Terras e Colonização do Estado do Espírito Santo, no ano de 1956, na antiga “Estação Experimental Mendes da Fonseca”, e após sucessivas modernizações e atualizações, no ano de 2010, foi substituída por uma estação meteorológica automática.

No entanto, em função dela estar instalada em outra posição na mesma fazenda, ocasionou a geração de uma nova série de dados e este equipamento opera de forma regular atualmente. A altitude em que o equipamento está instalado é de 727 metros acima do nível do mar.

Em Venda Nova do Imigrante, a estação meteorológica foi instalada pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 1977, e operou de forma regular até o ano de 2005. Nesse mesmo ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE instalou uma estação meteorológica automática que operou de forma regular até o ano de 2013.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Com a desativação deste equipamento, e após um período sem leitura de dados, no ano de 2017, o Inmet instalou um novo equipamento e segue operando normalmente nos dias atuais. A altitude em que o equipamento está instalado é de 950 metros acima do nível do mar.

Vale ressaltar que atualmente, a estação meteorológica mais alta instalada no Espírito Santo encontra-se na área da sede do Destacamento De Controle Do Espaço Aéreo De Santa Teresa (DTCEA-STA), unidade da Força Aérea Brasileira localizada no Município de Santa Teresa, a uma altitude de 975,9 metros acima do nível médio do mar.

 

Agora vamos às mais frias

A mais baixa temperatura registrada no distrito de Aracê, em Domingos Martins ocorreu em 14 de julho de 1963, onde o termômetro registrou incrível -1,0 °C, sendo esta a menor temperatura registrada no Espírito Santo.

A temperatura mais baixa registrada no município de Venda Nova do Imigrante ocorreu em 01 de junho de 1979, onde o termômetro registrou 2,6 °C.

Diante dos fatos, as duas localidades são consideradas as mais frias do Espírito Santo, sendo que o maior registro absoluto ocorreu em Aracê, no município de Domingos Martins, com temperaturas negativas.

 

Curiosidade

Na capital Vitória, o menor registro de temperatura foi de 10,3 °C, em 21 de julho de 1929, obtido na estação convencional. Instalada no ano de 1924, atualmente, a estação convencional de Vitória, localizada na Ilha de Santa Maria é a estação com maior tempo de operação no Estado, com 97 anos de registros de dados.

Já com os sensores eletrônicos que equipam a estação automática de Vitória localizada em Goiabeiras em operação desde 2006, o menor registro de 12 °C, ocorreu em 21 de agosto de 2010 e repetido novamente em 09 de julho de 2011, há 10 anos.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here