Foram horas de angústia, uma noite em claro, porém com um final feliz! Na tarde desta segunda-feira (16), a arara-canindé, Athena, que havia fugido da casa do empresário Raphael Marin Arruda, 20 anos, no bairro Gilberto Machado, foi encontrada em Cachoeiro de Itapemirim.
O resgate aconteceu por volta das 17h, na rua de paralelepípedo, ao lado do Bristol Easy Hotel, na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar. Segundo Andreia Marin, tia de Raphael, ela seguia para a residência da irmã e ao buzinar para os sobrinhos, ela e os meninos escutaram o grasnar de Athena.
“Eu estava indo para a casa da minha irmã, que mora por cima desta rua e, ao buzinar para os meus sobrinhos, escutamos a Athena. Fomos atrás e, graças a Deus, conseguimos resgatá-la em uma árvore”, comemora Andreia.
O alívio foi geral. Segundo Andreia, o sobrinho Raphael, principal cuidador da Athena, já estava passando mal com a fuga da ave, que tem um ano e está há 10 meses com a família.
O sobrinho mais novo, Breno, de 6 anos, enviou um áudio, via WhatsApp, muito emocionado para a tia agradecendo a todos que ajudaram na busca pela arara Athena. “Muito obrigado a todos por nos ajudar a encontrar a Athena. Estamos muito felizes por ela estar em casa de novo”, diz Breno na mensagem.
Arara-canindé
A arara-canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758), também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. É muito apreciada como animal de estimação. Ocorre da América Central ao Brasil, Bolívia e Paraguai.