Cidades

Deputado quer criação de central telefônica do Samu em Cachoeiro

COMPARTILHE
Samu 192
144
Advertisement
Advertisement

Depois da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Cachoeiro de Itapemirim, no final de março deste ano, uma indicação do deputado estadual Emílio Mameri (PSDB) pede a criação de uma central de atendimento telefônico exclusiva para a região Sul do Estado. O documento foi encaminhado ao Executivo no início de agosto.

Continua depois da publicidade

Na justificativa, o deputado aponta que o Samu tem como objetivo a rapidez no atendimento às vítimas em situações críticas, como traumas, urgências pediátricas, cirúrgicas, entre outras. “Trata-se de um serviço pré-hospitalar que visa a conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam, com a maior brevidade possível”, informa o documento.

No entanto, aponta a indicação, quando há um acidente em uma cidade do extremo Sul do Estado, a ligação telefônica é direcionada para a central, que fica na Grande Vitória. “Isso pode dificultar o atendimento emergencial que o caso requer e trazer considerável dano para aqueles que estão em situação de risco”. O documento informa ainda que a proposição é para criar uma central de atendimento em Cachoeiro de Itapemirim que seria de uso exclusivo para a região Sul do Estado.

Sobre o Samu 192

O Samu 192 entrou em operação, em Cachoeiro, em 29 de março. Dessa forma, ele opera junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O serviço conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado e atende, também, outras cidades da região.

Continua depois da publicidade

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. Então, o objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes. São vítimas em situações de urgência e emergência e o atendimento rápido aumenta a possibilidade de recuperação. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here