Cidades

Pandemia aumenta trabalho por conta própria no Sul do ES e empreendedores contam com o Sebrae

COMPARTILHE
425
Advertisement
Advertisement

Mulher, mãe e empreendedora. Marceli Rosa De Backer é daquele tipo de pessoa que não cruza os braços diante de percalços. Ao contrário, a jovem, de 25 anos, prefere transformar adversidade em oportunidade. Tanto que a mulher do Rhuan e mãe do Davi, 6 e do Arthur, de 4 anos, está entre os tantos moradores da Região Sul do Espírito Santo que resolveram driblar a crise provocada pela pandemia do coronavírus começando a trabalhar por conta própria, em casa e podem contar com ajuda do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

Continua depois da publicidade

“Mesmo depois de casada, sempre fiz questão de manter a minha independência financeira”, frisa a moradora do bairro Parque Laranjeiras, em Cachoeiro de Itapemirim. Em 2019, ela resolveu aproveitar da mãe Zilda o talento para a cozinha e investiu em um curso com uma das mais reconhecidas confeiteiras da cidade. “Até então, só costumava preparar pratos salgados e não entendia nada de doces”, relata Marceli.

Só que o que começou como hobby, acabou virando fonte de renda da família da dona de casa. “Em julho, de 2019, o meu marido perdeu o emprego de vendedor, em uma distribuidora de bebidas, aqui em Cachoeiro. Então, percebi que era hora de ‘colocar a mão na massa’ e comecei a preparar mousses, pavês e tortas para vender. O Rhuan era quem oferecia as sobremesas nas ruas da cidade”, lembra Marceli acrescentando que o negócio surpreendeu o casal.

Aliás, o sucesso foi tanto que Marceli decidiu diversificar a produção. Passou a incluir bolos no mix de produtos oferecidos à clientela. “De novo, ficamos surpresos com a receptividade, era um pedido atrás do outro e o meu marido e eu chegávamos a ficar na cozinha, até a madrugada”, recorda a confeiteira. O reconhecimento chegou ao ponto de a ex-aluna até trabalhar com a professora de confeitaria.

Continua depois da publicidade

“Essa experiência também foi muito válida. Mas, depois que o meu marido conseguiu vaga de vendedor em uma distribuidora de alimentos, aqui de Cachoeiro, achamos melhor eu voltar a atuar em casa mesmo, até para dar mais atenção às crianças”.

Marceli aponta o Dia dos Pais, em 2020 e a Páscoa, neste ano, como os melhores períodos de venda do que faz. “A cada encomenda entregue, a sensação é de dever cumprido e, confesso, o principal ingrediente que uso no que preparo, é o amor”, revela.

Hoje, além das encomendas do dia a dia, o foco da confeiteira é o Dia dos Pais, a ser comemorado em 8 de agosto. “Além dos tradicionais recheios, estamos investindo em novos sabores e, principalmente, nos bolos personalizados, que viraram o ‘queridinho’, aqui na região”, antecipa a confeiteira. Ela aceita pedidos por meio dos perfis nas redes sociais e do whatsapp (28-999861506).

Advertisement

Sebrae aponta dicas para empreendedores como a Marceli aumentarem negócio

Continua depois da publicidade

Quem não quer vender mais, não é mesmo? Abrir o próprio negócio é trabalhar 24 horas para você. É se dedicar 100% ao sonho próprio. E essa dedicação exclusiva para o serviço ou o produto que vai vender é o que vai te ajudar a alcançar, ainda mais, os seus objetivos. Pensando nisso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) elencou cinco dicas úteis para te ajudar a compreender melhor o seu negócio e a torná-lo mais atrativo para os clientes.

1. Marketing Digital

O cliente está na internet. E não aproveitar o universo digital e tudo que ele pode lhe oferecer é perder dinheiro. Prova disso é que o e-commerce não para de crescer: no ano passado, aumentou em 13 milhões o número de novos consumidores online, com o faturamento das lojas online subindo 41%, de 2019 para 2020.

Para quem ainda não sabe como abrir uma loja virtual ou está pensando em buscar novas opções, o lojaMPE pode ser uma grande oportunidade. Essa plataforma foi criada em parceria do Sebrae com o Sistema Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais), lançando o marketplace LojaMPE. É um portal construído para permitir que os empreendedores tenham esse espaço como uma plataforma dedicada exclusivamente aos seus negócios, servindo de suporte para suas lojas online. E é bem fácil de usar. Confira: https://lojampe.com.br/.

2. Aproxime sua relação

Ao abrir os olhos para as vendas online, será fundamental também estar atento aos serviços oferecidos por algumas redes sociais, a exemplo do Instagram, do Facebook e do WhatsApp. Afinal, nas duas redes, 83% dos usuários já afirmaram ter usado os aplicativos para realizar compras online.

Para suas ações serem mais efetivas e, consequentemente, você vender mais, é preciso mirar no alvo certo, e saber como alcançar os desejos dos seus clientes. Vale participar do Talk Show “Turbine suas vendas no Instagram”, que o Sebrae-ES vai oferecer no próximo dia 20 de julho, das 19h às 21h. Evento gratuito, e com palestras de Ju Margoliano e João Neto.

Para quem deseja ser a cara da própria marca, mas é bloqueado pela timidez, o Sebrae/ES vai ajudar com dicas valiosas no Talk Show “Influencer do seu próprio negócio”, com o Rossini Macedo, no dia 26 de julho, às 19h. Além desses, haverá outros eventos, até o final deste mês. Confira: https://conteudo.es.sebrae.com.br/vendas-e-varejo.

Dica bônus: As ferramentas de promoção de alcance, no caso do Instagram e, ainda, do Facebook, permitem que você conheça melhor o seu cliente. Isso porque elas oferecem o perfil de quem te segue: se são mais mulheres ou homens, a faixa etária, onde moram, etc. E assim você consegue estabelecer produtos específicos para cada grupo, direcionando de acordo com a demanda deles.

3. Encontre o seu diferencial

Já conseguiu averiguar o quê de diferente tem nos seus produtos? O que só você oferece? Ou qual dos produtos que têm se destaca? Ou, ainda, o que te torna melhor do que todos os outros do seu nicho? Você pode ter um produto ou serviço de melhor qualidade, que traga inovação no mercado, que seja mais efetivo ou que apresente melhor custo benefício.

Saber o que te destaca é fundamental. E encontrar essa característica pode te ajudar a tornar a vida do cliente, e a sua, mais fácil. Alguns cursos online que o Sebrae-ES podem te ajudar a atingir essa meta. Há uma variedade de palestras e oficinas gratuitas, com mais de 60 opções. Veja: https://es.lojavirtualsebrae.com.br/loja/.

4. Criatividade com simplicidade

Agora, se a sua busca é por destaque, no mercado, vai precisar pensar fora da caixinha. Quando conseguimos nos diferenciar fica mais fácil oferecer algo realmente inédito, que ninguém mais tem. E aí você terá um público totalmente seu. E, para isso, não precisa complicar. Até porque as pessoas buscam por simplicidade, por produtos que facilitem a vida delas.

E há um curso na loja do Sebrae-ES que pode te ajudar a ser mais criativo. Ou, pelo menos, a enxergar mais possibilidades para o seu negócio. A oficina online “Vendendo mais em datas comemorativas” está disponível gratuitamente. O mesmo vale para a palestra “Clientes estão procurando experiências e não ofertas”. Confira as datas: https://es.lojavirtualsebrae.com.br/loja/.

Outra dica é a mentoria gratuita para implantar o Calendário Promocional, que vai orientar os empreendedores a inserirem datas comemorativas relacionadas com o negócio e aproveitar as oportunidades existentes nesses períodos. Os interessados podem se inscrever em: https://conteudo.es.sebrae.com.br/vendas-e-varejo.

5. Surpreenda seu cliente

Aquele carinho extra, no atendimento ou na entrega, pode ser o toque que faltava para fisgar o cliente. Ao entregar “algo a mais” do que ele esperava, do que foi vendido, você contribui para que o consumidor fique admirado e grato por ter feito o negócio contigo. E as opções são muitas: desde brindes a conteúdos exclusivos, são bônus que surpreendem e aproximam.

E nem precisa fazer relação com o preço do produto. O que interessa, aqui, é o gesto que demonstre o seu cuidado e compromisso com o negócio. Um gesto que pode promover reciprocidade por parte do cliente, com indicações e elogios em público ou seu retorno para consumir novos produtos. São estratégias de aproximação e consolidação que podem ser conferidas nas atividades oferecidas pelo Sebrae-ES, também na loja online: https://es.lojavirtualsebrae.com.br/loja/.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here