Cotidiano

Livros clássicos para ler... e ouvir

COMPARTILHE
25
Advertisement
Advertisement

Em um mundo em que se discute se o melhor panetone leva frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, não é surpresa que haja um intenso debate sobre livros em papel versus audiobooks.

Continua depois da publicidade

Há quem defenda o exemplar clássico como a única manifestação possível da literatura. Outros acham que as letras devem evoluir e se integrar às novas tecnologias. Mas assim como os panetones e chocotones, livros e audiobooks são apenas duas manifestações de uma mesma gostosura – uma história bem contada.

Queiram ou não, escutar uma obra literária já é uma realidade disponível em diversas plataformas de streaming especializadas. A oferta vem crescendo a cada dia, e já se pode selecionar um gênero de acordo com interesses específicos. Infantis? Há uma grande variedade. Romance policial? Sem problemas. Ou você é fã de poker? Existem pelo menos oito audiobooks sobre o tema.

Então, se você quiser experimentar essa nova experiência, aqui vai uma seleção de títulos disponíveis. Por outro lado, se você é avesso à tecnologia e ama o cheiro de papel novo a relação também é para você, porque todas as obras possuem versões físicas disponíveis.

Continua depois da publicidade

A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Narração de Fábio Porchat – A clássica obra de Orwell relata de maneira irônica e satírica a tentativa dos bichos de criar uma sociedade utópica e igualitária na fazenda. Com o tempo, os vícios superam as virtudes e o sonho se torna um regime totalitário de impressionantes semelhanças com a sociedade humana. Supostamente produzida para atacar o regime socialista soviético (o livro é de 1945), essa história pode, contudo, ser estendida para todos os espectros políticos.

O Selvagem da Ópera, de Rubem Fonseca. Narração de Paulo Betti – Seguindo a linha que o consagrou em seu trabalho anterior, Agosto, Rubem Fonseca mistura ficção com realidade para mostrar a vida do compositor brasileiro Carlos Gomes. Nascido no interior de São Paulo, o criador de O Guarani galgou a fama e a fortuna até chegar à Itália, berço mundial da ópera. Lá, sua origem tropical foi um fardo, e ele precisou provar seu valor e sua capacidade. Se você acha que essa história podia dar um filme, acertou. A obra foi feita com esse intuito.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A Hora do Diabo, Fernando Pessoa. Narração de Ana Sofia Paiva – Apesar de ser mais conhecido pela poesia, Fernando Pessoa também deixou um legado não menos importante de prosa. Em A Hora do Diabo, uma jovem é abordada por ninguém menos que Satanás e, em vez de tentá-la, o Coisa-Ruim desabafa sobre a vida dura de que um demônio tem…

Sagarana, João Guimarães Rosa. Narração de Rubens Caribé – A prosa de Guimarães Rosa é famosa por ser, ao mesmo tempo, preciosa e de difícil leitura. Então talvez a versão em audiobook de Sagarana ofereça uma vantagem sobre o exemplar em papel, já que a dificuldade fica a cargo do narrador.  São nove contos que incorporam a brasilidade do interior de Minas, com personagens típicos e resgate de expressões, bem como deliciosos neologismos que só Guimarães Rosa sabe criar.

Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector.  Narração de Priscila Scholz – Praticamente toda a obra de Clarice Lispector está disponível em audiobooks, talvez porque ela seja uma autora adorada por gerações, incluindo os millenials e as de fim de alfabeto (X, Y, Z), todas grandes consumidoras de tecnologia. Perto do Coração Selvagem foi o primeiro sucesso da autora, lançado em 1943 e vívido até hoje. Basta ver a célebre frase da protagonista Joana, que caberia bem em diversas bandeiras levantadas atualmente: “Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome”.

O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry. Narração Fábio Porchat, Thaty Lopes, Kaik Pereira – Essa clássica obra de fantasia traz diversas belas mensagens sobre amizade, carinho e reencontro. Talvez O Pequeno Príncipe seja o bisavô dos livros de autoajuda (foi lançado em 1943), mas seu texto é belo, singelo e emocionante.

Seja qual for seu estilo, sempre haverá um livro ou um audiobook para você desfrutar enquanto aprecia uma deliciosa fatia de panetone. Ou chocotone. A escolha é sua.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here