Espírito Santo

Deputados propõem a criação de três rotas turísticas no Sul do Espírito Santo

COMPARTILHE
223
Advertisement
Advertisement

Estão tramitando na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) três projetos de lei para criação de rotas turísticas no Sul do Estado. A ideia é atrair visitantes para as cidades e gerar renda e emprego para os moradores.

Continua depois da publicidade

O deputado Alexandre Xambinho (PL) é o autor do Projeto de Lei (PL) 225/2021, que cria a Rota da Bandeira. Com 12 quilômetros, a rota proposta fica entre os distritos de Santa Marta e Pedra Roxa, em Ibitirama. Um dos atrativos da região é o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,32 metros de altitude, localizado no Parque Nacional do Caparaó, na serra do Caparaó, divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais).

“Apesar da legislação dificultar um pouco a construção de novos empreendimentos tendo em vista que é uma região protegida, a comunidade vem conseguindo desenvolver projetos que englobam restaurantes, chácaras, pousadas, bangalôs, cafeteria, condomínios e postos de gasolina para dar maior conforto para os visitantes do local, principalmente, no período de mais frio, quando a região é buscada por diversos turistas”, afirma Xambinho.

Pontões

Continua depois da publicidade

O Coronel Alexandre Quintino (PSL) elaborou o PL 226/2021, que estabelece a Rota dos Pontões no município de Mimoso do Sul. O lugar fica no distrito de Conceição do Muqui, onde predomina o clima frio e belezas naturais exuberantes. O ponto culminante, o Pico dos Pontões, tem 1.938 metros de altitude.

Um dos destaques da região é a mata fechada, rica em biodiversidade, com diversos tipos de plantas como orquídeas, flor de tuia, bougainvilles e bromélias. “O local tem sido atrativo também para a prática de aventuras radicais pela trilha de motocross, voos de parapentes, escaladores e wingsuit”, enfatiza.

Monte Aghá

Advertisement
Continua depois da publicidade

Quintino também é autor do PL 181/2021, do Monte Aghá, com trajetos partindo dos municípios de Itapemirim e de Piúma.

Frade e Freira

Já Dr. Emílio Mameri (PSDB) propôs e já está em vigor a Lei 11.254/202, responsável por criar a Rota do Frade e a Freira, que contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here