Economia

Gasto com saúde aumenta 0,76% em maio no IPCA, mostra IBGE

COMPARTILHE
9
Advertisement
Advertisement

As famílias gastaram 0,76% a mais com Saúde e cuidados pessoais em maio, o equivalente a um impacto de 0,10 ponto porcentual na inflação de 0,83% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Continua depois da publicidade

A alta foi influenciada pelos produtos farmacêuticos (1,47%), que deram uma contribuição de 0,05 ponto porcentual para a inflação do mês, embora tenham subido menos do que em abril (2,69%).

O governo autorizou a partir do dia 1º de abril o reajuste de até 10,08% no preço dos medicamentos, a depender da classe terapêutica e do perfil de concorrência da substância, lembra o IBGE.

Advertisement

Também houve pressão sobre a inflação dos aumentos no plano de saúde, com alta de 0,67% e impacto de 0,03 ponto porcentual, e nos itens de higiene pessoal, com avanço de 0,63% e contribuição de 0,02 ponto porcentual.

Continua depois da publicidade

Daniela Amorim
Estadao Conteudo
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here