Segurança

Cachoeiro | Policiais apreendem quase 60 armas de fogo nos quatro primeiros meses de 2021

COMPARTILHE
336
Advertisement
Advertisement

De janeiro a abril deste ano, policiais militares e civis apreenderam 59 armas de fogo somente em Cachoeiro de Itapemirim, segundo relatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Nos municípios do Sul do Estado, 159 armas foram confiscadas pelas forças de segurança em operações e abordagens. No mesmo período do ano passado, foram 128, o que representa 21,9% a mais em relação às apreensões, segundo levantamento da Sesp.

Nos municípios limítrofes, como Castelo, foram seis armas apreendidas e, em Vargem Alta, duas.

Esse número pode ser ainda maior se forem contabilizadas armas brancas, que são material perfurante ou não, como facas, canivetes, barras de ferro ou madeira e similares utilizadas para crime, além das armas de brinquedo.

Continua depois da publicidade

No Estado, foram 1.423 armas de fogo no primeiro quadrimestre de 2021 retiradas das mãos de criminosos ou de pessoas que não possuíam autorização para portá-las.

Esta é a maior quantidade de armas apreendidas neste período, nos últimos cinco anos, e representa um aumento de 25,9% no número de apreensões em relação aos primeiros quatro meses de 2020, quando as forças de segurança do Estado apreenderam 1.130 armas.

“Os números demonstram o trabalho das forças policiais no combate à criminalidade violenta no nosso Estado. Cada arma retirada de circulação significa menos poder de fogo nas mãos de criminosos, o que impacta diretamente nos registros de homicídios. Agradeço ao policial militar que está na ponta, trabalhando dia e noite, fazendo patrulhamento, abordagens, e também à Polícia Civil, que desenvolve investigações minuciosas sobre a origem dessas armas. Todo esse esforço se reflete na preservação da vida, tanto que nestes primeiros meses tivemos a redução de 13,5% nos homicídios”, enfatizou coronel Ramalho.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.