Cidades

Conscientização: cardiologista alerta para prevenção e combate à Hipertensão Arterial

COMPARTILHE
Foto: Rafaela Thompson
257
Advertisement
Advertisement

Nesta segunda-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o médico cardiologista Marcelo Maia, que integra a coordenação da Unidade Coronariana e Neurointensiva do Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, foi o convidado do programa SobreTudo para falar sobre a doença.

Continua depois da publicidade

Segundo o cardiologista, pessoas de qualquer idade podem desenvolver a hipertensão arterial. “A maioria dos pacientes começa a desenvolver hipertensão ao longo dos anos. Mas, é claro que a hipertensão não é uma doença somente das pessoas mais velhas, ela pode acontecer em crianças e adolescentes. Temos que nos preocupar com a pressão alta a partir da terceira década de vida”, explica.

“De uma maneira muito simples, é a resistência com que os vasos sanguíneos recebem aquele fluxo de sangue bombeado pelo coração. E o principal: como esses vasos conseguem se adaptar a determinadas situações, com a acomodação deles. Uma vez que sabemos que o volume de sangue ejetado pelo coração é mais ou menos constante, varia de acordo com momentos do dia, por exemplo, a capacidade com que esses vasos têm de absorver esses líquidos ejetado pelo coração demonstra a nossa pressão. De acordo com isso, teremos a pressão mais alta ou a pressão mais baixa”, continua.

Assista a entrevista completa!

Continua depois da publicidade

 

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here