Cidades

Com estoque crítico, Banco de Sangue do Hospital Evangélico pede por doações

COMPARTILHE
Foto: Davi Monteiro
48
Advertisement
Advertisement

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) está com o estoque abaixo do ideal para todos os tipos sanguíneos. Atualmente, o hospital tem recebido apenas uma média de sete pessoas por dia, sendo que o ideal seria 40 doadores. O Banco de Sangue do HECI é responsável pela demanda do próprio hospital e de mais 15 hospitais do Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Um dos fatores apontados como responsável pela baixa no número de doações é a pandemia. Com o aumento dos casos, uma dúvida que vem se tornando recorrente é em relação ao coronavírus e a doação de sangue.

A enfermeira Wanda de Oliveira Betencurte comenta que quem foi diagnosticado com Covid, pode sim doar sangue. “O ideal é que a pessoa aguarde 30 dias após o diagnóstico”, conta.

Wanda ainda explica que no caso da vacina produzida pela Fiocruz, o doador deve aguardar pelo menos sete dias após a aplicação da dose. Já no caso da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o prazo é menor. A doação pode ser feita após 48 horas após a aplicação da dose.

Continua depois da publicidade

Quem pode doar?

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 60 anos e pesar mais do que 50 kg pode doar sangue. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem fazer a doação se já tiverem feito alguma vez antes de 60. É importante estar alimentado no dia e, caso seja após o almoço, aguardar no mínimo, duas horas. Também é necessário que a pessoa tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

O Banco de Sangue HECI funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 11h. Aos domingos e feriados, fica fechado. Somente é necessário o agendamento para as doações aos sábados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].