Cidades

Amigos fazem campanha para ajudar portador de doença rara em Ibitirama

COMPARTILHE
1855
Advertisement
Advertisement

Uma ação solidária, criada nesta quarta-feira (28), busca arrecadar verba para trazer um pouco mais de conforto e alívio para José Liano Sena, 39 anos, de Ibitirama. Ele é portador de uma doença rara e degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A campanha está sendo organizada por seus amigos, Mônica Amaral da Silva e o esposo Célio da Silva Soares, em um perfil do Facebook “Todos pelo Zé Leandro”. E uma das finalidades da ação é conseguir comprar uma cadeira de rodas motorizada para proporcioná-lo uma maior independência.

A doença que atinge o sistema nervoso de maneira degenerativa e progressiva causa perda de deglutição, paralisia nos membros superiores e inferiores e prejudica a respiração. Não existe nenhum tratamento para a doença, que é irreversível, a medicação tem ação paliativa.

“Ele está precisando de uma cadeira de rodas motorizada, para dar maior independência e alguns medicamentos utilizados para o tratamento da doença. Por isso pensamos em fazer essa campanha solidária e pedimos a todos que puderam que nos ajude com as doações. Quando ajudamos de coração, Deus nos retribui em dobro”, destaca Mônica.

Continua depois da publicidade

A cadeira motorizada custa aproximadamente R$ 7 mil e a medicação não se sabe o valor exato, pois é o Governo do Estado que fornece, porém, segundo Mônica, já faz um tempo que José Liano não recebe. A expectativa da campanha é alcançar o máximo de valor possível para suprir as necessidades que “Zé Leandro”, como é carinhosamente conhecido, vem passando.

“Há cerca de cinco anos José percebeu que estava perdendo algumas habilidades, como por exemplo segurar algo, então, após um exame ele foi diagnosticado esclerose lateral amiotrófica. Ele terá que tomar os remédios por toda sua vida”, explica a amiga.

 

Advertisement
Continua depois da publicidade

Como ajudar

Para ajudar “Zé Leandro”, a campanha planeja de forma integral promover diversas ações como rifas, bingos, doações para as suas necessidades, suplementos alimentares e muitas outras. Além do principal, que seria a cadeira de rodas motorizada.

As doações em dinheiro podem ser efetuadas através da conta bancária: Banestes, conta poupança 1257145-1, agência 0167; pelo PicPay (José Liano Sena) e também com doações de prêmios para as rifas entregues em sua residência, que fica próximo ao cemitério em Ibitirama. Contatos pelos telefones: (27)99842-6144 (Esposa do José) e (28)99944-8279 (Mônica).

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.