Coronavírus

Ocupação de leitos de UTI Covid no ES deve se manter acima dos 90% em abril

COMPARTILHE
Foto: divulgação/Sesa
580
Advertisement
Advertisement

A situação do sistema de saúde capixaba é extremamente crítica, disse o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva nesta segunda-feira (29). A ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19 alcançou os 94% e a demanda por novas internações é alta. Para abril, a tendência é de que a ocupação permaneça acima dos 90%.

Continua depois da publicidade

No entanto, apesar de o sistema estar pressionado, ainda não foram relatados casos de pessoas que faleceram na fila por uma vaga na UTI. “Temos registros de pacientes que chegaram muito graves e descompensaram nas primeiras horas. Há um tempo para estabilizar o paciente até a remoção ao recurso hospitalar. Há aqueles que não suportaram esse período de estabilização”, disse Nésio Fernandes.

O secretário enfatizou ainda que o Estado trabalha na abertura de novas vagas e que o montante de UTIs poderá ultrapassar os mil leitos. “Quando não tivermos mais mão de obra, encontraremos o limite de abertura. O esgotamento de recursos humanos representará o limite à expansão”, relatou.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].