Coronavírus

Governo antecipa meta e entrega 903 leitos de UTI para Covid no Espírito Santo

COMPARTILHE
244
Advertisement
Advertisement

O Governo do Estado antecipou a meta estipulada para o final do mês de abril, de abrir 900 leitos de UTI para Covid-19 no Espírito Santo. Até a última terça-feira (30), foram entregues 903 leitos exclusivos. A disponibilidade de leitos é atualizada diariamente no painel Covid.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a ampliação de leitos faz parte do planejamento estratégico do Governo estadual. “Ainda no mês de dezembro previmos o que poderia ocorrer no futuro e estabelecemos uma agenda robusta de ampliação de leitos sob a liderança do governador Renato Casagrande para que o Sistema Único de Saúde capixaba fosse fortalecido”, explica.

Nésio Fernandes destaca ainda a importância de investir na ampliação de leitos em hospitais contratualizados e da rede própria ao invés de hospitais de campanha.

“Esses leitos apresentam estruturas permanentes, em hospitais que já têm capacidade de logística, suprimentos e medicamentos. O custeio dessas unidades é de 60 a 100% mais cara que o custeio de leitos em estruturas que estamos abrindo, além de serem menos eficientes. O hospital de campanha não é uma estratégia para se evitar a pandemia ou que a doença se propague. Precisamos entender que o que evita internações e óbitos pela Covid-19 é a prevenção”, explicou.

Continua depois da publicidade

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, a Covid-19.

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here