Prefeitos que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Território do Caparaó Capixaba (Consórcio Caparaó) participaram de uma reunião virtual, na manhã desta sexta-feira (19). Em pauta, as medidas decretadas pelo Governo do Estado e que estão sendo seguidas pelas administrações municipais da região. As restrições têm provocado manifestações de comerciantes praticamente em todas as cidades.
Todos os prefeitos falaram sobre a pressão sofrida diante da efetivação das medidas do Estado, que visam ao combate ao número crescente de casos de Covid-19, assim como o número de mortes pela doença. As medidas não estão sendo bem recebidas pelos empresários das cidades, no entanto, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado informaram que os prefeitos que não cumprirem as restrições do governo poderão ser denunciados.
Também foram alinhadas demandas apresentadas e, principalmente, a definição de questões relacionadas à eleição do consórcio que está marcada o dia 26 de março. Um dos pontos abordados foi a necessidade de cada município estar em dia com o Consórcio para participar das ações, incluindo as eleições.
“Nosso objetivo é que todos possam votar e serem votados, que todos os 14 municípios possam participar do processo”, afirmou o presidente do Consórcio Caparaó e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.
Também ficou acertado que a assembleia deverá ser virtual e foi levantada a possibilidade de uma prorrogação do mandato do atual presidente, diante das dificuldades impostas pela pandemia para a realização de reuniões.
Luciano Pingo disse que o mais importante é a união entre os prefeitos, para fortalecimento do consórcio e região. Ele coloca que está aberto à possibilidade de continuar na presidência, mas que estará ao lado de qualquer outro nome de consenso, entre os prefeitos, para ocupar o cargo. “O mais importante é que nos mantenhamos unidos, porque só assim temos um Consórcio forte”, destaca.
O prefeito de Divino de São Lourenço, Eleardo Brasil, também se colocou à disposição para a eleição.
Governador
Luciano Pingo também contou aos demais prefeitos sobre um encontro com o governador do Estado, Renato Casagrande, junto com o ex-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e agora secretário de Estado, Gilson Daniel, e o candidato de consenso à presidência da associação, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, numa chapa em que Luciano é candidato a vice-presidente.
“Na conversa, falamos sobre as obras da tão sonhada Estrada Parque e dos trechos que precisam de recuperação das estradas do programa Caminhos do Campo em cada município, num levantamento que deve ser enviado por cada Prefeitura para o Consórcio”, explica.
Além do prefeito Luciano Pingo, também participaram da reunião virtual os prefeitos Nirrô Emerick (Alegre), Edmilson Meirelles (Irupi), Antonio Coimbra – Cuíca (São José do Calçado), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço), Claudenir José Neto – Ninho (Dores do Rio Preto) e Gesi Antônio Júnior – Dito (Muniz Freire), e representantes de outros municípios e do corpo técnico do Consórcio Caparaó.