Cidades

Consórcio Caparaó faz reunião virtual para discutir pandemia, quarentena e eleições

COMPARTILHE
Foto: divulgação
15
Advertisement
Advertisement

Prefeitos que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Território do Caparaó Capixaba (Consórcio Caparaó) participaram de uma reunião virtual, na manhã desta sexta-feira (19). Em pauta, as medidas decretadas pelo Governo do Estado e que estão sendo seguidas pelas administrações municipais da região. As restrições têm provocado manifestações de comerciantes praticamente em todas as cidades.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Todos os prefeitos falaram sobre a pressão sofrida diante da efetivação das medidas do Estado, que visam ao combate ao número crescente de casos de Covid-19, assim como o número de mortes pela doença. As medidas não estão sendo bem recebidas pelos empresários das cidades, no entanto, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado informaram que os prefeitos que não cumprirem as restrições do governo poderão ser denunciados.

Também foram alinhadas demandas apresentadas e, principalmente, a definição de questões relacionadas à eleição do consórcio que está marcada o dia 26 de março. Um dos pontos abordados foi a necessidade de cada município estar em dia com o Consórcio para participar das ações, incluindo as eleições.

“Nosso objetivo é que todos possam votar e serem votados, que todos os 14 municípios possam participar do processo”, afirmou o presidente do Consórcio Caparaó e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.

Continua depois da publicidade

Também ficou acertado que a assembleia deverá ser virtual e foi levantada a possibilidade de uma prorrogação do mandato do atual presidente, diante das dificuldades impostas pela pandemia para a realização de reuniões.

Luciano Pingo disse que o mais importante é a união entre os prefeitos, para fortalecimento do consórcio e região. Ele coloca que está aberto à possibilidade de continuar na presidência, mas que estará ao lado de qualquer outro nome de consenso, entre os prefeitos, para ocupar o cargo. “O mais importante é que nos mantenhamos unidos, porque só assim temos um Consórcio forte”, destaca.

O prefeito de Divino de São Lourenço, Eleardo Brasil, também se colocou à disposição para a eleição.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Governador

Luciano Pingo também contou aos demais prefeitos sobre um encontro com o governador do Estado, Renato Casagrande, junto com o ex-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e agora secretário de Estado, Gilson Daniel, e o candidato de consenso à presidência da associação, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, numa chapa em que Luciano é candidato a vice-presidente.

“Na conversa, falamos sobre as obras da tão sonhada Estrada Parque e dos trechos que precisam de recuperação das estradas do programa Caminhos do Campo em cada município, num levantamento que deve ser enviado por cada Prefeitura para o Consórcio”, explica.

Além do prefeito Luciano Pingo, também participaram da reunião virtual os prefeitos Nirrô Emerick (Alegre), Edmilson Meirelles (Irupi), Antonio Coimbra – Cuíca (São José do Calçado), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço), Claudenir José Neto – Ninho (Dores do Rio Preto) e Gesi Antônio Júnior – Dito (Muniz Freire), e representantes de outros municípios e do corpo técnico do Consórcio Caparaó.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.