Cidades

Vereadores questionam ação do prefeito de Guaçuí em cidade de MG

COMPARTILHE
3043
Advertisement
Advertisement

Durante a reunião ordinária da Câmara de Guaçuí desta segunda-feira (22), os vereadores Carlos Lomeu, Nelson César e Walmir Santiago questionaram a presença do prefeito de Guaçuí, Marcos Luiz Jauhar, e uma equipe composta de funcionários da Prefeitura, em uma ação solidária de limpeza na cidade de Espera Feliz (MG), após as chuvas. Um vídeo que viralizou nas redes sociais, feito por uma moradora, mostra o prefeito retirando lama de uma das casas afetadas.

Continua depois da publicidade

A discussão sobre o tema começou durante a fala do vereador Carlos Lomeu (CIDADANIA). Ele disse que a população paga os impostos e não tem resposta do poder público e existe a necessidade de limpeza e remoção de barro nas ruas de Guaçuí, enquanto a Prefeitura atende outro município.

“Estamos sabendo que a equipe dos funcionários da Prefeitura daqui está em Espera Feliz fazendo limpeza. Eles precisam? precisam, mas nós pagamos os impostos aqui também. Tem 40 centímetros de barro em frente a três oficinas aqui na cidade e até hoje não tive resposta. Temos municípios vizinhos que estão em situação complicada também, como São José do Calçado e Bom Jesus do Norte. O prefeito de Bom Jesus do Norte está clamando pela ajuda da sociedade. Será que nossos funcionários também vão para esses municípios ajudar também?”, questionou Lomeu.

Já o vereador Nelson César (PP) completou dizendo sobre a necessidade do prefeito fazer primeiro o dever de casa, se referindo a cuidar das necessidades do município que gere, só depois ir em auxílio a demandas externas.

Continua depois da publicidade

“Entendemos que devemos fazer primeiro o dever de casa para depois ser solidário. É a população de Guaçuí que paga a folha de salário dos servidores, inclusive do prefeito. Nós ouvimos dos próprios secretários a falta de contingente, orçamento, dinheiro e nós ficamos sem uma justificativa para dar aos nossos munícipes quanto a uma situação dessas. Como pode uma equipe nossa, o nosso prefeito, estar em uma outra cidade que nem pertence ao nosso estado, fazendo um ato solidário? Parabéns pela intenção, mas devemos fazer primeiro pelo nosso município, fazer a tarefa de casa!”, criticou Nelson César.

Para o vereador Walmir Santiago (DEM), é imperativo olhar os problemas dos distritos de Guaçuí antes de realizar ações em outros municípios.

“Está tudo bem, tem que ser solidário, mas você tem meios de ser solidário sem precisar deslocar funcionários para poder atender em outras localidades, sendo que temos problemas em Santiago, em São Pedro de Rates e próximo ao Posto Xodó. Temos muitas coisas para serem resolvidas no nosso município antes de deslocar funcionário para atender outras localidades. Temos que ver isso com mais cautela para não termos problemas lá na frente. A sociedade está no direito de cobrar e nós vereadores estamos atentos aos fatos que vem acontecendo”, completou Walmir.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Já para o vereador José Carlos Pereira Leal (PSB), o prefeito agiu com o coração e não negou ajuda quando solicitada.

“Quero parabenizar ao prefeito Jauhar pela boa vontade em ajudar o prefeito vizinho. Eu sei que a nossa cidade também está precisando, mas o coração falou mais alto. As vezes administrar com o coração é difícil, mais fácil é administrar com o cérebro, tenho certeza que ali ele administrou com o coração”, afirmou o vereador José Carlos.

O ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (Republicanos) ganhou muita popularidade no Brasil ao ser flagrado inúmeras vezes “colocando a mão massa”. No ano passado ele esteve em Iconha, após a maior enchente da história da cidade, ajudando na limpeza das ruas.

O que diz a Prefeitura

A prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, se pronunciou dizendo que o município de Guaçuí apenas atendeu um pedido da Prefeitura de Espera Feliz, diante da situação de emergência pública. “O Ofício 40/2021, expedido pelo município mineiro solicita a colaboração do município de Guaçuí, em forma de serviços de máquinas e caminhões, para atender a demanda emergencial”.

Informações com a colaboração de Clint Paolo

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].