Educação

Profissionalização: Senai e indústrias oferecem mais de 60 mil vagas a jovens aprendizes

COMPARTILHE
Design Students Working On Computers In CAD/3D Printing Lab
63
Advertisement
Advertisement

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com indústrias, deve disponibilizar 61.218 mil vagas para jovens aprendizes de 18 a 24 anos. As vagas serão ofertadas em 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os processos seletivos são realizados pelas empresas, podendo ser divulgados na página do Senai. Mais informações podem ser obtidas nas unidades regionais da instituição.

Continua depois da publicidade

As inscrições podem ser realizadas no site do parceiro Senai de cada unidade regional. Os processos seletivos são realizados pelas empresas parceiras.

Quem for selecionado participa de cursos gratuitos e tem contrato de trabalho de até dois anos com carteira assinada em empresas parceiras do Senai. Com o conhecimento técnico, o candidato tem mais chances de ser efetivado após o fim do contrato.

No geral, a jornada máxima de trabalho corresponde a seis horas, somadas as atividades teóricas e práticas, para quem não concluiu o ensino fundamental. Para quem concluiu, a jornada será de oito horas. A remuneração do aprendiz é calculada com base no salário mínimo/hora e pode ser maior dependendo da área de atuação ou de acordos coletivos.

Continua depois da publicidade

O programa especial combina as modalidades de educação a distância (EAD) e presencial em 12 cursos divididos em três áreas tecnológicas: metalmecânica, manufatura avançada e tecnologia da informação.

Para participar, o candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental/Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter concluído o ensino médio. As vagas são ofertadas para os primeiros meses de 2021.

Confira, abaixo, a lista de cursos oferecidos pelo programa:

Advertisement
Continua depois da publicidade

Metalmecânica
– Técnico em mecânica
– Programador de manutenção mecânica
– Programador de produção mecânica
– Operador de máquinas e ferramentas convencionais
– Fresador mecânico
– Torneiro mecânico
– Ajustador mecânico

Manufatura avançada
– Técnico em IoT (internet das coisas)
– Técnico em cibersistemas para automação

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s)
– Programador front-end
– Programador back-end
– Programador full stack

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].