Política Regional

Deputado estadual do ES transfere R$ 40 mil à ACACCI

COMPARTILHE
146
Advertisement
Advertisement

Neste dia 15 de fevereiro, marcado pela comemoração do Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, o deputado estadual Doutor Hércules (MDB) fez a entrega de R$ 40 mil de sua verba pessoal, por meio de emenda parlamentar, para a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (ACACCI).

Continua depois da publicidade

“Faço destinações desde o meu primeiro mandato como deputado. A ACACCI faz um serviço único em várias regiões do Estado. As crianças que moram no interior e precisam vir à Grande Vitória fazer quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, são abrigadas, junto com um responsável, pela instituição”, ressalta Hércules, que é médico.

A ACACCI desenvolve um programa de assistência integral voltado para crianças e adolescentes com câncer, oferecendo a eles e seus familiares as melhores condições durante o tratamento. Há também um foco na necessidade de se fazer o diagnóstico precoce.

“Com esse recurso vamos poder avançar na conscientização sobre a importância de se perceber os sinais e sintomas do câncer infantil. Agradecemos ao deputado por nos permitir disseminar essa tão relevante informação, para que mais crianças e adolescentes possam ser atendidas precocemente”, agradeceu Luciene Sena, superintendente da ACACCI.

Continua depois da publicidade

Doutor Hércules também aproveitou para visitar o Bazar da ACACCI, onde é possível fazer doações de roupas, sapatos e brinquedos, mas também comprar produtos à venda. O bazar fica localizado na Rua Domingos Póvoa Lemos, número 297, em Jardim Camburi. Toda a verba obtida é destinada à causa.

“É possível também ajudar a ACACCI por meio do Imposto de Renda: quem tem imposto a pagar, pode fazê-lo para a instituição. E quem tem a receber, também destiná-lo”, lembra Hércules.

Data e sintomas

O Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, foi criado em 2002 pela Childhood Cancer International(CCI), e simboliza uma campanha global para conscientizar sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A cada três minutos uma criança morre de câncer; e a cada ano, mais de 300.000 crianças com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo.

Aproximadamente 8 em cada 10 crianças vivem em países de renda baixa e média, onde a taxa de sobrevivência é de quase 20%.

Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), crianças com os sintomas abaixo apresentam sinais de alerta para o câncer infantil e devem ser avaliadas por um médico:

– palidez, hematomas ou sangramento;
– caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção;
– perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, suores noturnos;
– alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
– inchaço abdominal;
– dores de cabeça, especialmente se for incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
– dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;
– fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento;
– tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].