Oportunidade

A impressão 3D e os benefícios para a indústria

COMPARTILHE
51
Advertisement
Advertisement

Você já ouviu falar em Impressão 3DÉ uma tecnologia que permite obter objetos físicos a partir de um modelo criado no computador. Qualquer coisa digitalmente projetada consegue ser concretizada por uma impressora 3D 

Continua depois da publicidade

conceito vem da manufatura aditiva, um processo de criação de objetos ou peças por meio da adição de um material, seguindo o projeto definido. Na prática, vai além da impressão 2D que tem como função representar algo. Na 3D, defiine-se a forma física do objeto. 

Graças à sua versatilidade, impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, pode ser adotada por qualquer área empresarial. 

A empresa de consultoria americana, Markets and Markets, aponta que até 2025 o mercado global de impressões 3D deve atingir o valor de US$ 42,9 bilhões. Um crescimento médio de 53,3%. Já a pesquisa da Deloitte revela que 36% dos consumidores têm interesse de adquirir produtos e serviços personalizados. E 48% estariam dispostos a aguardar um tempo maior de espera pelo seu produto desde que ele fosse personalizado de acordo com seus pedidos. 

Continua depois da publicidade

Para você entender como a indústria pode se beneficiar da Impressão 3D, continue nesse artigo. Aqui você verá: 

  1. Métodos para o uso da Prototipagem Rápida; 
  1. Setores que já utilizam a Impressão 3D; 
  1. Vantagens da Impressão 3D. 

 

  1. Métodos para o uso da Prototipagem Rápida 

O processo da impressão depende do material que ela trabalha e do objetivo que se quer alcançar. Por exemplo, a laminação de chapas envolve a superposição de camadas finas da mesma matéria (plástico ou metal) que são juntadas por uma cola especial. Depois, há o acabamento com laser para arrumar as bordas. 

Advertisement
Continua depois da publicidade

Veja alguns dos métodos usados: 

  • Material Jetting – Uma das tecnologias mais rápidas e precisas. Constrói peças usando gotículas de Foto Polímero líquido que são solidificados com luz ultravioleta. 
  • Extrusão de materiais – Fabricação por Filamento Fundido (FFF). O Filamento de Polímero é aquecido e derretido, depois é depositado em uma plataforma. Ao se solidificar, o Polímero se modifica para encaixar na forma e, assim, o objeto é construído, camada por camada 
  • Powder Bed Fusion – Sintetização Seletiva por Laser (SLS). A energia térmica induz a fusão seletiva de uma camada de Polímero ou metais. Quando fundidas, essas partículas se unem, através da sintetização, formando o objeto sólido desejado 
  • Binder Jetting – Um aglutinante é depositado no leito de pó, unindo essas áreas com o objetivo de formar um sólido, camada por camada. Os materiais usados são em forma granular para facilitar o processo.
     
  1. Setores que já utilizam a Impressão 3D 

As impressões 3D têm um processo de produção veloz, por isso caiu nas graças de vários setores da indústria. Listamos algumas áreas empresariais que já beneficiam dessa técnica: 

  • Fábrica – É possível criar ferramentas e outros tipos de acessórios, além de rápido, em grande escala. Então, para as fábricas é muito vantajoso ter uma impressora 3D. Por exemplo, uma montadora de carros pode configurar a sua impressora para fabricar uma peça que será usada no protótipo e até na montagem de um veículo. Com essa configuração, o volume de produção será alto e o número de erros no objeto diminuirá. 
  • Desenvolvimento de produtos – A utilização mais comum da prototipagem é a criação de protótipos. Projetos que devem ser avaliados rapidamente utilizam dessa ferramenta para otimizar o tempo durante o processo. Ese essa etapa é acelerada, o feedback dos projetos pode ser adiantado. Outro ponto é o encurtamento do tempo de chegada do produto ao mercadoA partir de um protótipo, os testes se tornam mais fáceis, então quando o objeto chega para o público-final, as chances de ter sucesso são maiores 
  • Arquitetura e Design – Assim como protótipos, é possível criar modelos e maquetes dos projetos para a visualização e aprovação do cliente. Nesses casos, é viável usar o PLA (Ácido Poliático)que é capaz de fazer impressões mais detalhadas 
  • Medicina e Odontologia – Na área da saúde é possível criar próteses personalizadas ou criar protótipos que auxiliem nas explicações de procedimentos cirúrgicos para os pacientes. Na odontologia, já temos casos de impressões serem usadas em cirurgias buco-maxilo-faciais.
     
  1. Vantagens dImpressão 3D 

Anteriormente comentamos sobre a versatilidade da prototipagem rápida e como ela pode ser adotada por diversos setores industriais. Mas há diversos benefícios capazes de otimizar o trabalho na sua empresa. 

  • Velocidade – É a principal vantagem da impressão 3D. Além de ser uma produção rápida, também é mais eficiente. O pontochave é que o projeto pode ser verificado e alterado de maneira acelerada já que o processo de fabricação acontece em algumas horas.  
  • Fabricação Integrada  Um dos problemas que os designers enfrentam é o de como fabricar peças da forma mais eficiente possível. Tradicionalmente, alguns elementos são produzidos separadamente e depois montados, o que pode afetar a qualidade e viabilidade do projeto. A prototipagem rápida pode produzir uma peça inteira sem que o operador da máquina intervenha, diminuindo a dependência de diferentes processos da fabricação. Dessa maneira, os designers têm maior controle sobre a qualidade do produto. 
  • Custo e orçamento – Há 3 categorias quando tratamos de custo e orçamento de uma produção: 
  • Custo de funcionamento das máquinas – É a menor contribuição para o custo total da fabricação. 
  • Custo de materiais – É a maior fonte de gastos das peças em impressão 3D. Um dos motivos que impede muitas empresas de comprarem uma impressora 3D. 
  • Custo de Mão de obra – Uma das principais vantagens, pois é o menor custo. A maioria das máquinas só precisa de um ou dois operadores, grande parte de sua produção é automatizada. 
  • Redução de Risco – Com a impressão 3D é possível verificar o projeto antes da prototipagem. Dessa forma, se tiver alguma alteração será realizada com antecedência. Assim, eliminamos os riscos durante o processo e não há perda de tempo e nem dinheiro durante a produção 
  • Complexidade e Liberdade de design – Na prototipagem rápida, há algumas restrições, mas que são sobre o aperfeiçoamento direção de impressão e a possibilidade de falha na impressão. Diferentemente dos métodos tradicionais, a impressão 3D dá aos designers a liberdade de criação. Podendo elaborar geometrias mais complexas 
  • Personalização – Além do ponto anterior, também é possível personalizar por completo o projeto. Com a tecnologia atual, pode-se produzir um número pequeno de peças de cada vez, o que se encaixa perfeitamente na produção em pequenos lotes 
  • Sustentabilidade e desperdício  Com o uso de apenas a quantidade necessária de materiais na produção de peças, não há desperdício. Além disso, as matérias-primas utilizadas, na maioria, podem ser recicladas e reutilizadas. 

Com tudo o que foi falado, concluímos que a impressão 3D, principalmente, em pequeno lote é competitiva em relação à fabricação tradicional. Um dos pontos mais importantes é a produção de protótipos que podem ter a sua forma e montagem verificadas antes mesmo de ser impressa, o que barateia o processo. A Impressão 3D pode – e deve – ser um importante complemento para a indústria de fabricação tradicional e ainda tem muito espaço para crescer no mercado.  

A 3DCRIAR detém o maior portifólio de tecnologias relacionadas à impressão 3D. Estamos sempre nos mantendo atualizados no mercado, buscando trazer o melhor da prototipagem rápida para os nossos clientes. Além do nosso e-commerce, queremos trazer informação para você e por isso, também, oferecemos consultoria personalizada para otimizar a sua área de atuação. 

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].