Você já ouviu falar em Impressão 3D? É uma tecnologia que permite obter objetos físicos a partir de um modelo criado no computador. Qualquer coisa digitalmente projetada consegue ser concretizada por uma impressora 3D.
O conceito vem da manufatura aditiva, um processo de criação de objetos ou peças por meio da adição de um material, seguindo o projeto definido. Na prática, vai além da impressão 2D que tem como função representar algo. Na 3D, defiine-se a forma física do objeto.
Graças à sua versatilidade, a impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, pode ser adotada por qualquer área empresarial.
A empresa de consultoria americana, Markets and Markets, aponta que até 2025 o mercado global de impressões 3D deve atingir o valor de US$ 42,9 bilhões. Um crescimento médio de 53,3%. Já a pesquisa da Deloitte revela que 36% dos consumidores têm interesse de adquirir produtos e serviços personalizados. E 48% estariam dispostos a aguardar um tempo maior de espera pelo seu produto desde que ele fosse personalizado de acordo com seus pedidos.
Para você entender como a indústria pode se beneficiar da Impressão 3D, continue nesse artigo. Aqui você verá:
- Métodos para o uso da Prototipagem Rápida;
- Setores que já utilizam a Impressão 3D;
- Vantagens da Impressão 3D.
- Métodos para o uso da Prototipagem Rápida
O processo da impressão depende do material que ela trabalha e do objetivo que se quer alcançar. Por exemplo, a laminação de chapas envolve a superposição de camadas finas da mesma matéria (plástico ou metal) que são juntadas por uma cola especial. Depois, há o acabamento com laser para arrumar as bordas.
Veja alguns dos métodos usados:
- Material Jetting – Uma das tecnologias mais rápidas e precisas. Constrói peças usando gotículas de Foto Polímero líquido que são solidificados com luz ultravioleta.
- Extrusão de materiais – Fabricação por Filamento Fundido (FFF). O Filamento de Polímero é aquecido e derretido, depois é depositado em uma plataforma. Ao se solidificar, o Polímero se modifica para encaixar na forma e, assim, o objeto é construído, camada por camada.
- Powder Bed Fusion – Sintetização Seletiva por Laser (SLS). A energia térmica induz a fusão seletiva de uma camada de Polímero ou metais. Quando fundidas, essas partículas se unem, através da sintetização, formando o objeto sólido desejado.
- Binder Jetting – Um aglutinante é depositado no leito de pó, unindo essas áreas com o objetivo de formar um sólido, camada por camada. Os materiais usados são em forma granular para facilitar o processo.
- Setores que já utilizam a Impressão 3D
As impressões 3D têm um processo de produção veloz, por isso caiu nas graças de vários setores da indústria. Listamos algumas áreas empresariais que já beneficiam dessa técnica:
- Fábrica – É possível criar ferramentas e outros tipos de acessórios, além de rápido, em grande escala. Então, para as fábricas é muito vantajoso ter uma impressora 3D. Por exemplo, uma montadora de carros pode configurar a sua impressora para fabricar uma peça que será usada no protótipo e até na montagem de um veículo. Com essa configuração, o volume de produção será alto e o número de erros no objeto diminuirá.
- Desenvolvimento de produtos – A utilização mais comum da prototipagem é a criação de protótipos. Projetos que devem ser avaliados rapidamente utilizam dessa ferramenta para otimizar o tempo durante o processo. E, se essa etapa é acelerada, o feedback dos projetos pode ser adiantado. Outro ponto é o encurtamento do tempo de chegada do produto ao mercado. A partir de um protótipo, os testes se tornam mais fáceis, então quando o objeto chega para o público-final, as chances de ter sucesso são maiores.
- Arquitetura e Design – Assim como protótipos, é possível criar modelos e maquetes dos projetos para a visualização e aprovação do cliente. Nesses casos, é viável usar o PLA (Ácido Poliático), que é capaz de fazer impressões mais detalhadas.
- Medicina e Odontologia – Na área da saúde é possível criar próteses personalizadas ou criar protótipos que auxiliem nas explicações de procedimentos cirúrgicos para os pacientes. Na odontologia, já temos casos de impressões serem usadas em cirurgias buco-maxilo-faciais.
- Vantagens da Impressão 3D
Anteriormente comentamos sobre a versatilidade da prototipagem rápida e como ela pode ser adotada por diversos setores industriais. Mas há diversos benefícios capazes de otimizar o trabalho na sua empresa.
- Velocidade – É a principal vantagem da impressão 3D. Além de ser uma produção rápida, também é mais eficiente. O ponto–chave é que o projeto pode ser verificado e alterado de maneira acelerada já que o processo de fabricação acontece em algumas horas.
- Fabricação Integrada – Um dos problemas que os designers enfrentam é o de como fabricar peças da forma mais eficiente possível. Tradicionalmente, alguns elementos são produzidos separadamente e depois montados, o que pode afetar a qualidade e viabilidade do projeto. A prototipagem rápida pode produzir uma peça inteira sem que o operador da máquina intervenha, diminuindo a dependência de diferentes processos da fabricação. Dessa maneira, os designers têm maior controle sobre a qualidade do produto.
- Custo e orçamento – Há 3 categorias quando tratamos de custo e orçamento de uma produção:
- Custo de funcionamento das máquinas – É a menor contribuição para o custo total da fabricação.
- Custo de materiais – É a maior fonte de gastos das peças em impressão 3D. Um dos motivos que impede muitas empresas de comprarem uma impressora 3D.
- Custo de Mão de obra – Uma das principais vantagens, pois é o menor custo. A maioria das máquinas só precisa de um ou dois operadores, grande parte de sua produção é automatizada.
- Redução de Risco – Com a impressão 3D é possível verificar o projeto antes da prototipagem. Dessa forma, se tiver alguma alteração será realizada com antecedência. Assim, eliminamos os riscos durante o processo e não há perda de tempo e nem dinheiro durante a produção.
- Complexidade e Liberdade de design – Na prototipagem rápida, há algumas restrições, mas que são sobre o aperfeiçoamento direção de impressão e a possibilidade de falha na impressão. Diferentemente dos métodos tradicionais, a impressão 3D dá aos designers a liberdade de criação. Podendo elaborar geometrias mais complexas.
- Personalização – Além do ponto anterior, também é possível personalizar por completo o projeto. Com a tecnologia atual, pode-se produzir um número pequeno de peças de cada vez, o que se encaixa perfeitamente na produção em pequenos lotes.
- Sustentabilidade e desperdício – Com o uso de apenas a quantidade necessária de materiais na produção de peças, não há desperdício. Além disso, as matérias-primas utilizadas, na maioria, podem ser recicladas e reutilizadas.
Com tudo o que foi falado, concluímos que a impressão 3D, principalmente, em pequeno lote é competitiva em relação à fabricação tradicional. Um dos pontos mais importantes é a produção de protótipos que podem ter a sua forma e montagem verificadas antes mesmo de ser impressa, o que barateia o processo. A Impressão 3D pode – e deve – ser um importante complemento para a indústria de fabricação tradicional e ainda tem muito espaço para crescer no mercado.
A 3DCRIAR detém o maior portifólio de tecnologias relacionadas à impressão 3D. Estamos sempre nos mantendo atualizados no mercado, buscando trazer o melhor da prototipagem rápida para os nossos clientes. Além do nosso e-commerce, queremos trazer informação para você e por isso, também, oferecemos consultoria personalizada para otimizar a sua área de atuação.
O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].