Geral

Rodrigo Maia diz que governo federal tem recursos e condições de comprar vacinas

COMPARTILHE
12
Advertisement
Advertisement

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o governo federal “tem recursos e condições de comprar as vacinas” contra a covid-19. Segundo Maia, o debate deve ser sobre “quais as prioridades” pois, na visão do deputado, “dinheiro não está faltando, ele só está mal gasto”.

Continua depois da publicidade

Em live do UOL, Maia afirmou que, “se a vacinação tivesse sido organizada para imunizar os brasileiros até o meio do ano, você teria oportunidade de uma recuperação econômica e menor perda de vidas”. No entanto, segundo o ex-presidente da Câmara, “a vacinação dobra a aposta do governo nessa agenda radical e coloca o Brasil numa situação muito complicada porque o Brasil não é a Grã Bretanha ou Estados Unidos que têm uma credibilidade da sua moeda, da sua economia”.

Maia afirmou que o presidente do laboratório norte-americano Pfizer, Albert Bourla, vinha mandando e-mails para o presidente Jair Bolsonaro desde agosto do ano passado para fechar acordo de compra de vacinas. Nesta terça-feira, 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo do imunizante.

Advertisement

“O governo federal tem recursos e condições de comprar as vacinas”, afirma. Diante da proposta de compra de imunizantes pela iniciativa privada, Maia afirma que, num primeiro momento, “não devemos separar brasileiros no acesso à vacina”. Na avaliação do deputado, não se deve usar a prerrogativa de o Brasil ser um País federado e abrir mão de sua agenda como coordenador do sistema público de saúde. Segundo ele, “o problema do governo é compreender qual seu papel”.

Continua depois da publicidade

Para Maia, a minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria o auxílio emergencial prevê o fim do mínimo de gastos em saúde e educação para a União, Estados e municípios, é uma solução que “não é viável”. “Desvincular os recursos de setores é uma disfunção e não é isso que vai abrir espaço para o orçamento primário.”

Sofia Aguiar
Estadao Conteudo
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].