Nutrição e Boa Forma

Cirrose exige alguns cuidados para a prevenção

COMPARTILHE
10
Advertisement
Advertisement

Continua depois da publicidade

Silenciosa, a cirrose mata aproximadamente 12 mil brasileiros todos os anos. O problema é causado normalmente pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. Como na fase inicial a doença é difícil de ser identificada, a prevenção é uma grande aliada. 

Em um estágio avançado do problema é possível ver a ascite, conhecida popularmente como barriga d’água. Quando o paciente sente fraqueza, perda de apetite e confusão mental, a doença já está em um estágio avançado.

Continua depois da publicidade

Prevenção

Continua depois da publicidade

Para prevenir o problema, a dica é beber de forma moderada. É importante também ir ao médico, pelo menos, uma vez ao ano, principalmente pessoas que já tenham tido hepatites ou colangites.

A vacina contra a hepatite B também se faz necessária. Além disso, é importante usar preservativo durante o ato sexual. Vale lembrara que a hepatite B quando não tratada corretamente pode evoluir para a cirrose e, até mesmo, para o câncer de fígado.

O tratamento, normalmente, é feito a partir do controle da causa da cirrose. Se o problema for causado pelo excesso de álcool, por exemplo, o paciente precisará parar de beber. Dependendo da situação, o transplante de fígado será necessário.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2021 Estadão. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].