Política Regional

Sessões da Assembleia Legislativa vão ter tradução de Libras

COMPARTILHE
Foto: divulgação/Ales
47
Advertisement
Advertisement

As sessões da Assembleia Legislativa vão passar a ter tradução simultânea de Libras a partir do dia 1º de fevereiro – quando as sessões voltam e acontecerá a eleição da Mesa Diretora.

Continua depois da publicidade

O pedido por uma Assembleia mais inclusiva foi uma insistência do deputado estadual Doutor Hércules (MD) que, em 2017, fez a indicação n° 1216 à Mesa Diretora, “para disponibilizar profissionais especialistas na linguagem de sinais para trabalhar nas transmissões das sessões de audiências” da Casa de Leis.

Inicialmente, a tradução será feita para as sessões ordinárias. Assim, quem acompanha a sessão pela TV Assembleia poderá compreender de forma completa o que se passa no legislativo capixaba. Cerca de 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas. O dado, do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aponta que esta parcela corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso não escutam absolutamente nada.

A luta do deputado Hércules pela causa, aliás, é mais antiga: desde 2016 ele já apresentava o Projeto de Lei nº 262 que pedia a capacitação de 5% dos funcionários públicos para o uso de interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].