Economia

Empresas têm até hoje para pagar 1ª parcela do 13º salário; veja como fica o benefício de quem teve jornada reduzida 

COMPARTILHE
332
Advertisement
Advertisement

As empresas têm até esta segunda-feira (30) para pagar aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 18 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O pagamento do 13º salário, que promete injetar R$ 208 bilhões na economia brasileira neste ano, é calculado com base no salário de dezembro. Já quem recebe salários variáveis, por meio de comissões ou porcentagens, recebe o benefício de acordo com a média anual dos valores.

Já os trabalhadores que pediram o adiantamento do 13º nas férias, não recebem a primeira parcela agora, apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.

O empregador  pode escolher pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até hoje (30).

Jornada de trabalho reduzida

Continua depois da publicidade

Aqueles que tiveram a jornada de trabalho reduzida durante a pandemia do novo coronavírus devem receber o 13º de forma integral, com base na remuneração do mês de dezembro, sem influência das reduções temporárias de jornada e salário. O pagamento integral vale mesmo que, em dezembro, o funcionário esteja recebendo remuneração menor em função da jornada reduzida.

Se o trabalhador teve contratos suspensos, o período em que ele não trabalhou não será considerado para o cálculo do 13º, a não ser que ele tenha prestado serviço por mais de 15 dias no mês. Neste caso, o mês será considerado para o pagamento do benefício.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here