Eleições 2020

"Cachoeiro precisa fazer um pacto pela educação", diz candidata do PSD à prefeitura do município

COMPARTILHE
Foto: reprodução
200
Advertisement
Advertisement

Com o compromisso de fortalecer a democracia e ajudar o cidadão a escolher quem vai administrar a cidade nos próximos quatro anos, o AQUINOTICIAS.COM promove uma série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (6), às 18h, a conversa foi com Renata Fiório (PSD). Os temas abordados foram: desenvolvimento econômico, educação, segurança pública, cultura, esporte e lazer, mobilidade urbana e trânsito, saúde e meio ambiente.

Veja alguns pontos da sabatina:

Apresentação do candidato
Sou cachoeirense, advogada, mãe de dois filhos, empresária do setor de alimentação, a única vereadora de Cachoeiro, ouvidora da mulher no município e, com muito orgulho, entrei na política e hoje me disponibilizo a continuar a cuidar do povo de Cachoeiro, sonhando mais alto com a possibilidade de ser a primeira prefeita de Cachoeiro. Sempre fui muito comprometida com as mudanças, com a melhoria da vida das pessoas. E isso me trouxe para a política.

Continua depois da publicidade

Mobilidade urbana e trânsito
Mobilidade urbana é garantir a todos os cachoeirenses o direito de ir e vir. Cachoeiro tem de fazer um pacto pela mobilidade, desde calçadas, abrigos de ônibus. Já o trânsito, temos de desfazer o nó que virou o rotativo, retornar pontos de carga e descarga. Vamos encarar de fato, trazendo gente competente daqui de Cachoeiro, que experimenta o trânsito todo dia, para trazer soluções.

Segurança pública
Não há como falar de segurança pública sem fazer um grande pacto rural e urbano. Precisamos de um cadastro efetivo de onde tem residência na zona rural para que eles se sintam seguros, trazer as polícias para o debate. Hoje temos um grande grupo de trabalho onde a polícia traz os dados e eles não são aproveitados. Outro problema é a demora da apuração da violência contra a mulher por falta de médicos legistas no IML. Temos de garantir que elas têm acesso.

Meio ambiente
As garantias de proteção do meio ambiente serão garantidoras de um ambiente inteiro de bons negócios. Temos grandes belezas em Cachoeiro, que precisam de garantia mas também de viabilidade econômica. Meio ambiente não vive sem saneamento básico. A consciência ambiental de viver numa cidade irrigada por muitos córregos, temos que cuidar. O município é o maior garantidor de política ambiental. Temos o plano de arborização, captação de recursos em organismos internacionais que podem garantir um ambiente equilibrado em Cachoeiro.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Cultura, esporte e lazer
Dentro do tema, precisamos resgatar os valores e projetos esportivos, culturais e de lazer dentro dos bairros, valorizando as entidades que funcionam dentro dos bairros. Não pode mais Cachoeiro gastar fortunas com um evento e não fortalecer os projetos nos bairros. Temos de voltar com as ruas de lazer aos finais de semana e fomentar a saúde dentro do esporte. É garantir programas esportivos em praças, nas quadras e fazer também uma remodelação das quadras, que viraram uns caixotinhos. Temos de fazer isso para motivar as famílias a ocupar os espaços. Essa é um dos projetos. Tenho de garantir a reforma do nosso teatro e torna-lo acessível a todos. Tornar obrigatório um intérprete de libras nas apresentações e ter um texto em braile. Falar de cultura e lazer sem inclusão, não pode.

Educação
Cachoeiro precisa fazer um pacto pela educação. A valorização do relacionamento professor/aluno é fundamental para a realidade da educação. Não são livros caros ou tecnologia que vão resolver. Hoje, a educação é um quarto do nosso orçamento municipal. Dentro da previsão orçamentaria R$ 125 milhões serão investidos. Ou isso resolve o problema ou causa um problema de desperdício. A educação mexe com a agricultura familiar por conta da merenda escolar. O recurso tem de ficar aqui. Outro forma de ser vetor de crescimento é criar a indenização do kit material de educação e uniforme. Antes da pandemia, a enchente tirou as crianças da escola. E o prefeito, ao invés de comprar o material escolar em Cachoeiro, nós compramos de empresas de fora de Cachoeiro. E o dono da papelaria, da confecção, que poderiam ter vendido, não receberam nada. E a mãe do aluno, que poderia ser a dona da confecção, perdeu o dinheiro. A meta é indenizar e a prioridade será adquirir bens em Cachoeiro. Outra coisa é garantir aos DTs que eles tenham os mesmos direitos de tíquete, de hora aula e treinamento que os efetivos. Não posso tratar um professor de forma diferente.

Desenvolvimento econômico
Primeiro temos de tratar bem o empresário que está estabelecido aqui, facilitar, dar o sim primeiro. Primeiro resolve, viabiliza o negócio da pessoa. Um exemplo é a lei das micro cervejarias. Cerveja artesanal é um bom negócio e eu percebi que não poderia abrir cervejarias aqui em Cachoeiro. E é um negócio que impacta menos do que uma padaria. Fizemos um simplifica Cachoeiro, fizemos audiência pública, fizemos uma lei junto a outros vereadores, um trabalho em conjunto. A lei foi aprovada e um cervejeiro pediu e negaram. Ele entrou com recurso e pode abrir. Encontrei com esse cervejeiro e ele agradeceu e disse que já havia contratado dez pessoas. Isso foi um presente pra mim. Ver um problema e resolver. Não adianta só falar de empreendedor, mas de todo um ambiente de negócios.

Saúde
O recurso da saúde do nosso município tem de ficar no nosso município. Criar um ambiente promotor de saúde, trazendo terapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico para o ambiente da saúde da família. O instituto da criança, que faz a gestão da puericultura do Hospital Infantil, cuidar de toda pediatria do município. Nós vamos contratar o hospital para gerenciar a saúde das crianças do nosso município, de zero a dois anos.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here