Cidades

"Perguntas que salvam" é tema de campanha do Outubro Rosa da GAPCCI e Heci de Cachoeiro

COMPARTILHE
202
Advertisement

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) sempre estiveram engajados na luta contra o câncer e na Campanha Outubro Rosa. Este ano, junto com a Federação Brasileira de instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), fazem três perguntas que salvam uma vida: Você tem observado sua mama? Você já marcou seus exames anuais? Você conhece seus fatores de risco? Esse é o eixo central da Campanha Outubro Rosa 2020, conforme explica a oncologista Dra. Sabina Aleixo.

Continua depois da publicidade

Segundo dados do Heci, que é referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico em todo sul do ES, em 2019, 115 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. De janeiro a setembro deste ano, foram 49 casos. A média mensal é de 15 mulheres que iniciam tratamento.  Atualmente, temos 706 mulheres em tratamento (quimioterapia e/ou hormonioterapia).

De acordo com a oncologista, as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é feito precocemente. “Todo o tratamento é oferecido pelo Hospital em parceria com a Casa de Apoio, que se revela uma excelente aliada para as pacientes que fazem radioterapia, uma vez que as sessões costumam ser feitas diariamente. ”, disse Sabina.

Paciente Poliane Gimenes, 26 anos, em tratamento contra câncer de mama/Créditos: Casa Stúdio

A pandemia trouxe desafios, mas também oportunidades. Segundo Aleixo, este ano será feita uma série de LIVES, o que possibilitará ao acesso das pessoas que moram fora do polo Cachoeiro, a participarem ouvindo profissionais capacitados sobre as atualizações e informações de qualidade com médicos e demais profissionais que atuam no Heci, podendo interagir com perguntas e comentários.

Continua depois da publicidade

1000 Mamografias

Em 2020, a campanha Outubro Rosa conseguiu, mais uma vez mobilizar a Sicoob Sul e suas agências, com inscrições para exames de mamografia gratuitos para as mulheres com mais de 50 anos.  A grande iniciativa oferecerá 1.000 mamografias e conta com a parceria do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer e o Hospital Evangélico juntos nessa extraordinária mobilização.  As inscrições são para todas as cidades com agência Sicoob Sul e o formulário deve ser preenchido até 08 de outubro de 2020.

Sabemos que a pandemia dificultou o acesso de muitas mulheres aos exames anuais. Por isso, pedimos que a colaboração na divulgação dessa ação entre todas as mulheres que você conhece! A inscrição pode ser encontrada no site www.sicoobes.com.br/prevenir.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Redes Sociais

“Quando nos importamos de verdade com alguém fazemos algo prático para demonstrar. E como saber se a pessoa está cuidando da saúde? Ela responde: Perguntando. Por isso, a ideia para trazer engajamento e envolvimento de todos uma das ações da campanha para as redes sociais é que as pessoas vistam a camisa, tirem uma foto, postem nas redes sociais e nos marquem @gapcci com a #perguntapraela, para juntos incentivarmos às mulheres quanto à prevenção do câncer de mama”, explica doutora Sabina. Então vamos lá. As camisas estão a venda na Casa de Apoio, na lanchonete do Heci e diversos pontos de vendas na cidade. Mais informações ligue 3027-5198.

Crédito das fotos: Casa Stúdio

Paciente Poliane Gimenes, 26 anos, em tratamento contra um câncer de mama

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here