Nutrição e Boa Forma

Refluxo: causas e prevenções para o problema

COMPARTILHE
76
Advertisement
Advertisement

Nem sempre dor abdominal, azia e queimação são podem ser resolvidas apenas com efervescentes vendidos em farmácias. O problema pode ser provocado por refluxo. Por isso, é preciso contar com a ajuda de um médico para investigar e, assim, tratar corretamente o caso.

Continua depois da publicidade

Queimação no estômago é o principal sintoma de refluxo gastroesofágico. Essa doença comum em nossa sociedade pode trazer complicações graves, como lesões, inflamações e tumores.

Geralmente, o problema aparece na primeira infância, mas pode atingir pessoas mais velhas. O retorno dos alimentos e líquidos é do estômago para o esôfago.

Causas

Continua depois da publicidade

Uma das principais causas é a obesidade, que acontece por conta da má alimentação. Isso deixa a válvula que impede o refluxo no organismo mais fraca. Segundo especialistas, o excesso de frituras, refrigerantes álcool, café, balas e outros alimentos mentolados prejudica o funcionamento do aparelho digestivo. Ao longo do tempo, essa exposição no esôfago provoca problemas como queimação, azia e inflamações.

Para evitar o problema, é preciso tomar cuidado com a alimentação, priorizando uma alimentação saudável e equilibrada. Produtos gordurosos são prejudiciais. Além disso, a prática de atividade física periódica ajuda a combater a obesidade. Um médico especializado também deve ser consultado.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].