Cidades

Hospital Evangélico de Cachoeiro disponibiliza exames de Covid-19 via drive thru

COMPARTILHE
480
Advertisement

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) dispõe de um serviço de exames de COVID sorologia IGG/IGM que são realizados por agendamento e coletados via drive thru, ou seja, o paciente não precisa entrar no hospital, ele pode ficar dentro veículo.

Continua depois da publicidade

“O paciente liga para o setor de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde é preenchido uma ficha de cadastra com perguntas sobre os sintomas para se definir qual exame ser feito: sorologia (IGG/IGM – sangue) ou SWAB (via nasofaringe)”explica Amanda Teixeira, responsável administrativa do laboratório.

Este cadastro é importante pois é por ele que o Hospital informa à vigilância sanitária notificando quantas pessoas realizaram os testes e quantos destes foram positivos ou negativos. Além disso, conforme o tipo de exame agendado cabe a uma equipe especifica.

Usualmente, pacientes com até cinco dias de sintomas realizam o exame SWAB. Após, somente o de sorologia. “Ainda há pacientes que após 14 dias, opta por fazer o exame de sangue para certificar-se de que o IGG está ou não reagente”, comenta.

Continua depois da publicidade

Estes exames não são contemplados pelo SUS. Somente particulares. E assim como na coleta, o paciente não precisa sair do carro para realizar o pagamento. O colaborador vem até ele para fazer o recebimento.

E de acordo com o Bioquímico e coordenador do Laboratório do HECI, Matheus Moulin, os resultados ficam prontos em pouco tempo para o paciente “Em uma hora após a coleta, ele já está disponível no site do Hospital Evangélico para consulta”

Advertisement
Continua depois da publicidade

Os agendamentos dos exames podem ser feitos de segunda a quinta das 7 às 17h e nas sextas de 7 às 16h pelo telefone (28) 3526-6171.

Os exames

A melhor forma de saber se você foi infectado pelo novo Coronavírus é realizar uma avaliação médica. Para auxiliar no diagnóstico, existem alguns exames para coronavírus que são realizados pelo laboratório. Atualmente, os testes mais comuns para a COVID-19 são o PCR e a Sorologia.

IgM/IgG: São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM (ou IgA) e IgG em amostra de sangue do paciente.São feitos em quimioluminescência, que serve para discriminar quais os tipos de anticorpos estão detectáveis, sendo que o IgM é mais associado a uma exposição recente, enquanto o IgG a uma exposição que ocorreu há mais tempo.

O RT-PCR é o teste que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 em amostra obtida por meio de swab (cotonete) na mucosa nasofaringe (nariz e garganta). É um teste indolor, porém pode ser incômodo a alguns pacientes.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here