Espírito Santo

Governo do ES anuncia retorno de atividades presenciais nas escolas; veja como fica

COMPARTILHE
5689
Advertisement
Advertisement

Por Ana Glaucia Chuina e Fernanda Zandonadi

Continua depois da publicidade

Em coletiva de imprensa virtual nesta sexta-feira (25), o Governo do Espírito Santo anunciou a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, suspensas desde o dia 19 de março. estão aptas a voltar com atividades presenciais as cidades que estão em Risco Baixo para a Covid-19 conforme Mapa apresentado hoje. No novo Mapa, 75 cidades estão aptas a retomar as aulas. Apenas Piúma, São José do Calçado e Montanha estão em Risco Moderado O governador Renato Casagrande explicou como será realizado o retorno seguindo protocolos acompanhado dos secretários de Saúde, Nésio Fernandes, e de Educação, Vitor De Angelo.

“No dia 5 de outubro estaremos retirando as restrições para a educação fundamental 1 e 2. Aqueles que quiserem retornar a atividade presencial, podem retornar. Teremos a publicação de um protocolo na terça-feira (29) para o ensino infantil. O atendimento nas escolas será em pequenos grupos ou individual. Para o ensino privado, estamos retirando também as restrições para fundamental 1 e 2 e ensino médio.

O protocolo apontará semanas alternadas para aulas, controle de temperatura, álcool em gel, higiene. Se não quiserem retornar, poderão continuar com atividades remotas. O aluno que entender que não há como retornar, ou se a família, no caso de menores, a criança terá atividade remota. O horário de saída dos alunos será alternado para evitara aglomerações.

Continua depois da publicidade

Escolas estaduais

A partir de 13 de outubro estaremos retornando com o ensino médio, com as mesmas regras que serão adotadas nos municípios, como turmas alternadas, se o aluno não tiver segurança, ou estiver em grupo de risco, a escola vai continuar ofertando atividades remotas.
Fundamental 1 e 2 estadual estaremos analisando nos últimos dias. Não vamos voltar ao mesmo tempo das particulares pois temos um número muito maior de alunos, chegando a 230 mil alunos. Por isso estamos dando passos mais cautelosos.

Alunos decidem se retornam

Advertisement
Continua depois da publicidade

Apesar do anúncio da retomada das atividades presenciais alternadas nas escolas do Espírito Santo, os alunos poderão decidir se querem retornar para as unidades físicas ou permanecer apenas com as atividades remotas

“Em relação ao anúncio geral, estará suspensa a proibição de aulas presenciais a partir de 5 de outubro. As escolas privadas poderão retomar as atividades nos ensinos fundamental 1, 2 e médio. Em 13 de outubro retornam as escolas do Estado e dos municípios. Já a educação infantil, a retomada é possível no dia 5, mas em outros moldes. Estará autorizada a volta apenas para atendimento de pequenos grupos, conforme vamos detalhar na próxima terça, em portaria. A rede estadual será no dia 13, começando pelo ensino médio, depois o fundamental 2 e, seguindo, para o fundamental 1, levando em conta 15 dias entre cada etapa”, explicou de Angelo.

Saúde

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que o Estado tem condições de retornar as atividades com segurança seguindo os protocolos estipulados. “Do ponto de vista sanitário, não seria razoável mantermos a restrição após vivermos 12 semanas de queda sustentada e ininterrupta de casos e óbitos. Estamos reunindo as condições para uma retomada segura. Hoje temos como fazer testagem de massa. Podemos fazer testagem dos profissionais que atuam na educação, um censo sorológico aos profissionais da educação do Espírito Santo”, explica Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde.

Nésio explicou, ainda, que a decisão segue o Mapa de Risco que analisa semanalmente a situação no Estado. “Se houver aumento de mortes, internações, medidas de restrição voltarão a ser tomadas”, disse.

 

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.