Um gramado nutrido, cortado e irrigado adequadamente renova o aspecto visual do ambiente. Cortar a grama do jeito certo conserva a aparência harmoniosa da área externa, contribuindo para a durabilidade da paisagem. Outra responsabilidade, para viabilizar uma grama verde, vivaz, é cuidar da saúde da relva.
Contudo, as técnicas de corte e as ferramentas utilizadas são fatores fundamentais para o trabalho eficiente. A fim de economizar, muitos proprietários escolhem realizar a tarefa por conta própria. Há ainda aqueles que querem crescer como profissionais da área, abraçando o desafio dos principais métodos para manutenção externa.
Se você já se identificou e quer saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo! Aprenda como cortar a grama do jeito certo: dicas importantes!
Em qual momento se deve cortar a grama?
É essencial tirar as medidas do gramado antes de iniciar os cortes. A frequência exagerada da redução de altura influencia diretamente na absorção dos nutrientes. Diminui a vitalidade da vegetação, além de afetar o crescimento ideal para mantê-la bonita.
Então, em qual momento se deve cortar a grama do jeito certo?
Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento saudável, a ação deverá ser cumprida quando a altura estiver entre 5 e 7 centímetros. Isto é, durante a fase de crescimento. Entretanto, observar as intervenções do clima e tempo é fundamental para acompanhar o processo evolutivo do gramado.
Dicas importantes sobre o tempo
- Lembre-se que em momentos de chuva seu crescimento é acelerado. A irrigação natural é um fator que favorece o tratamento do solo. Sendo assim, fique ligado na altura da grama após dias chuvosos.
- A luz solar tem papel essencial para manter a grama mais bonita. Dias ensolarados potencializam suas medidas e robustez por mais tempo.
Limpar a área antes
Para cortar a grama do jeito certo aconselha-se limpar a área antes. Resíduos de lixo, folhas secas e objetos escondidos, podem causar danos às ferramentas ou provocar acidentes. Portanto, esteja atento na limpeza total do gramado, optando pela utilização de uma vassoura de aço. Instrumento ideal para o serviço.
Na hora de comprar o equipamento, escolha uma vassoura de aço de qualidade. Evite utensílios sem resistência, aderência, e que possam ferir facilmente.
Usar os melhores equipamentos
Em nossa entrevista com o pessoal do portaldaconstrucao.com.br fica claro que usar os melhores itens é fundamental para conseguir o gramado tão sonhado. E se o objetivo é aparar adequadamente, se deve analisar a extensão da área e a ferramenta escolhida. Nesse caso, veja quais são as indicações para um trabalho mais produtivo e menos cansativo, priorizando peças ideais.
Cortador de grama
O cortador de grama ajuda bastante a executar o corte em espaços reduzidos. Como um belo quintal ou um jardim localizado nos arredores da casa. Em contrapartida, usá-lo para cortar grama na área total de uma chácara, por exemplo, não vai render o efeito desejado. Além de cansar muito mais.
Roçadeira
Comumente, a roçadeira é o instrumento aproveitado em áreas agrícolas, a fim de podar a grama e eliminar as pequenas ervas que crescem indevidamente entre as plantações. Porém, também serve para cortar grama em locais mais difíceis, limpando e ajudando o plantio a se desenvolver melhor.
A performance dos equipamentos pode ser terrivelmente afetada quando não têm lâminas afiadas ou inteiras. Se as ferramentas apresentam lâminas cegas, você poderá esburacar o gramado ao invés de cortá-lo corretamente. Portanto, verifique o estado das peças que serão utilizadas.
Itens de segurança pessoal
Também conhecidos como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os itens de segurança fazem parte do processo. As peças de proteção ajudam a evitar acidentes individuais, além de preservar janelas e objetos que ficam no jardim.
Confira os itens mais importantes:
- Luvas;
- Um par de botas;
- Macacão ou alguma vestimenta que ofereça boa proteção;
- Óculos protetor;
- Peças para proteção auricular (para prevenir danos à audição diante do som extremamente alto do cortador);
- Material para proteger janelas e objetos quebradiços (pode ser papelão).
Adubação e irrigação
Para manter um gramado com aspecto fortalecido, cuidar da adubação e da irrigação é uma premissa. São procedimentos tão imprescindíveis quanto o corte da grama.
A adubação favorece um plantio bem nutrido. Logo, escolher um fertilizante de boa qualidade é uma dica excelente para utilizar periodicamente. Em seguida, se deve regar o gramado para captação dos nutrientes de modo saudável.
A etapa da irrigação precisa integrar o roteiro das atividades diárias. Considerando regar a grama até 2 vezes em dias muito quentes. De preferência pela manhã, por causa das temperaturas mais frias da noite, que possibilita a propagação de fungos.