Cotidiano

Aprenda como cortar a grama do jeito certo: dicas incríveis

COMPARTILHE
16
Advertisement
Advertisement

Um gramado nutrido, cortado e irrigado adequadamente renova o aspecto visual do ambiente. Cortar a grama do jeito certo conserva a aparência harmoniosa da área externa, contribuindo para a durabilidade da paisagem. Outra responsabilidade, para viabilizar uma grama verde, vivaz, é cuidar da saúde da relva. 

Continua depois da publicidade

Contudo, as técnicas de corte e as ferramentas utilizadas são fatores fundamentais para o trabalho eficiente. A fim de economizar, muitos proprietários escolhem realizar a tarefa por conta própria. Há ainda aqueles que querem crescer como profissionais da área, abraçando o desafio dos principais métodos para manutenção externa. 

Se você já se identificou e quer saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo! Aprenda como cortar a grama do jeito certo: dicas importantes!

  • Em qual momento se deve cortar a grama?

É essencial tirar as medidas do gramado antes de iniciar os cortes. A frequência exagerada da redução de altura influencia diretamente na absorção dos nutrientes. Diminui a vitalidade da vegetação, além de afetar o crescimento ideal para mantê-la bonita.

Continua depois da publicidade

Então, em qual momento se deve cortar a grama do jeito certo? 

Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento saudável, a ação deverá ser cumprida quando a altura estiver entre 5 e 7 centímetros. Isto é, durante a fase de crescimento. Entretanto, observar as intervenções do clima e tempo é fundamental para acompanhar o processo evolutivo do gramado. 

Dicas importantes sobre o tempo

  • Lembre-se que em momentos de chuva seu crescimento é acelerado. A irrigação natural é um fator que favorece o tratamento do solo. Sendo assim, fique ligado na altura da grama após dias chuvosos.
  • A luz solar tem papel essencial para manter a grama mais bonita. Dias ensolarados potencializam suas medidas e robustez por mais tempo. 

Advertisement
  • Limpar a área antes 

Continua depois da publicidade

Para cortar a grama do jeito certo aconselha-se limpar a área antes. Resíduos de lixo, folhas secas e objetos escondidos, podem causar danos às ferramentas ou provocar acidentes. Portanto, esteja atento na limpeza total do gramado, optando pela utilização de uma vassoura de aço. Instrumento ideal para o serviço.

Na hora de comprar o equipamento, escolha uma vassoura de aço de qualidade. Evite utensílios sem resistência, aderência, e que possam ferir facilmente.

  • Usar os melhores equipamentos

Em nossa entrevista com o pessoal do portaldaconstrucao.com.br fica claro que usar os melhores itens é fundamental para conseguir o gramado tão sonhado. E se o objetivo é aparar adequadamente, se deve analisar a extensão da área e a ferramenta escolhida. Nesse caso, veja quais são as indicações para um trabalho mais produtivo e menos cansativo, priorizando peças ideais.

Cortador de grama

O cortador de grama ajuda bastante a executar o corte em espaços reduzidos. Como um belo quintal ou um jardim localizado nos arredores da casa. Em contrapartida, usá-lo para cortar grama na área total de uma chácara, por exemplo, não vai render o efeito desejado. Além de cansar muito mais.

Roçadeira

Comumente, a roçadeira é o instrumento aproveitado em áreas agrícolas, a fim de podar a grama e eliminar as pequenas ervas que crescem indevidamente entre as plantações. Porém, também serve para cortar grama em locais mais difíceis, limpando e ajudando o plantio a se desenvolver melhor.

A performance dos equipamentos pode ser terrivelmente afetada quando não têm lâminas afiadas ou inteiras. Se as ferramentas apresentam lâminas cegas, você poderá esburacar o gramado ao invés de cortá-lo corretamente. Portanto, verifique o estado das peças que serão utilizadas.

 

  • Itens de segurança pessoal

Também conhecidos como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os itens de segurança fazem parte do processo. As peças de proteção ajudam a evitar acidentes individuais, além de preservar janelas e objetos que ficam no jardim. 

Confira os itens mais importantes:

  • Luvas;
  • Um par de botas;
  • Macacão ou alguma vestimenta que ofereça boa proteção;
  • Óculos protetor;
  • Peças para proteção auricular (para prevenir danos à audição diante do som extremamente alto do cortador);
  • Material para proteger janelas e objetos quebradiços (pode ser papelão).

  • Adubação e irrigação 

Para manter um gramado com aspecto fortalecido, cuidar da adubação e da irrigação é uma premissa. São procedimentos tão imprescindíveis quanto o corte da grama. 

A adubação favorece um plantio bem nutrido. Logo, escolher um fertilizante de boa qualidade é uma dica excelente para utilizar periodicamente. Em seguida, se deve regar o gramado para captação dos nutrientes de modo saudável.

A etapa da irrigação precisa integrar o roteiro das atividades diárias. Considerando regar a grama até 2 vezes em dias muito quentes. De preferência pela manhã, por causa das temperaturas mais frias da noite, que possibilita a propagação de fungos.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.