Nutrição e Boa Forma

Cuidados necessário para evitar as olheiras

COMPARTILHE
52
Advertisement
Advertisement

Continua depois da publicidade

Elas representam um inconveniente estético. Quando persistem por mais de um dia, são capazes de ofuscar qualquer olhar. Esse é o estigma das olheiras. Essa hiperpigmentação ao redor dos olhos quase sempre é causada por cansaço e estresse.

Quem sofre com o problema sabe como é difícil disfarçar as manchas escuras logo abaixo dos olhos e se livrar do aspecto envelhecido que elas causam. A princípio, é preciso entender que as olheiras fazem parte de um processo natural do organismo, que está lutando para se recuperar.

Continua depois da publicidade

Essa alteração de cor nada mais é do que a concentração excessiva de vasos sanguíneos ou melanina. A olheira costuma desaparecer assim que o organismo se recupera da fadiga muscular.

Continua depois da publicidade

Orientações

Entre os fatores que favorecem o aparecimento das olheiras estão estresse físico e emocional, noites sem dormir e tensão pré-menstrual (TPM). São muitos os comportamentos e hábitos que podem influenciar no aparecimento. Mesmo o avanço da idade faz com que a pele fique mais fina na região.

Noites mal dormidas, no entanto, nem sempre são as causas das olheiras, já que a alteração também pode ser hereditária. A pré-disposição genética pode favorecer a formação de bolsas sob a pálpebra inferior, mesmo que a pessoa mantenha hábitos saudáveis, pratique atividades físicas e acumule boas noites de sono. Isso não significa, porém, abandonar hábitos saudáveis. O cotidiano de abusos causa olheiras e, principalmente, prejudica a saúde em geral.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.