Variedades

'Brasileiro amadureceu', diz Juliana Paes sobre trama de Ivana

COMPARTILHE
8
Advertisement
Advertisement

“Talvez seja uma das tramas que mais vai repercutir de um jeito diferente. Acho que o brasileiro amadureceu nesse aspecto. Travou-se ao longo desses anos muitas batalhas nas redes sociais para que a gente falasse sobre esses tabus. É um público que vai estar com olhos diferentes para essa questão. Assim eu espero”, comentou Juliana Paes.

Continua depois da publicidade

Mariana Xavier opinou: “As obras sinalizam o pensamento daquele tempo. Esse processo que a gente está vivendo de desconstrução de preconceitos, consciência, é infinito, interminável. É bom que incomode, sinal de que a gente evoluiu nesse sentido.”

“Ao mesmo tempo que a gente teve conquistas consideráveis nos últimos anos, a gente também teve uma onda de conservadorismo absurda vindo com força. Fico me perguntando como vai ser a reação desse público a essa novela”, continuou a atriz que deu vida a Biga em A Força do Querer.

Advertisement

Já Dandara Mariana afirmou que “nosso olhar vai caminhando de acordo com a época. Com o que está acontecendo politicamente, nosso olhar muda. Não sei em 2020 como o público reagiria a uma história como a da Ivana”.

Continua depois da publicidade

Conhecida pelas campanhas sociais que encampa em suas tramas, a autora Gloria Perez usou A Força do Querer para dar visibilidade à questão de identidade de gênero por meio de duas figuras centrais: a travesti Elis Miranda (Silvero Pereira) e Ivana/Ivan (Carol Duarte).

Uma das cenas mais marcantes se deu quando Ivan revelou a transexualidade à família: “Vocês não tiveram uma filha, eu nasci menino. Passei a vida toda brigando com meu corpo”. Clique aqui para entender a linha do tempo do personagem ao longo da trama.

A Força do Querer foi exibida originalmente em 2017, e volta ao ar na segunda-feira, 21 de setembro, substituindo Fina Estampa. Por conta da pandemia do novo coronavírus, estão sendo exibidas reprises antes da volta de Amor de Mãe.

Continua depois da publicidade

André Carlos Zorzi
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here