Cotidiano

Ideias para redecorar a casa durante a quarentena: pequenas alterações, grandes resultados

COMPARTILHE
129
Advertisement
Advertisement

Se você tem ficado semanas dentro de casa em meio à pandemia da Covid-19, deve saber que não está sozinho nessa jornada de isolamento social, tão importante para conter a propagação do novo coronavírus. No início, esse tempo pode ser muito reconfortante, criando o cenário de sonho para finalmente terminar de ler aquele livro que havia parado, assistir as séries preferidas, praticar meditação, exercitar-se, preparar refeições saudáveis ​​e encontrar oportunidade para por em prática algumas ideiais que você não tinha tempo antes.

Continua depois da publicidade

Mas depois, essa mudança de estilo de vida por período indeterminado pode começar a gerar ansiedade e frustração, pois todos todos estão habituados a acordar de manhã e sair para algum lugar, que seja trabalho, escola, compras ou até fazer uma simples caminhada matinal. Então é hora de procurar algo mais para ocupar seu tempo, pois o ano de 2020 requer paciência e criatividade para passar por este desafio do confinamento da melhor forma possível, até que tudo volte à normalidade.

Uma das ideias que certamente manterá você ocupado e feliz é decorar sua casa ao melhor estilo “DIY” (sigla para o termo ‘Do It Yourself’, que em português significa “Faça Você Mesmo”). Você pode fazer isso sozinho ou contar com a ajuda da família, dando ao seu ambiente uma nova aparência, algo que ficará marcado de forma positiva durante a quarentena, melhorando o seu bem-estar e a convivência de todos dentro de um espaço repaginado.

Veja então algumas ideias DIY e comece a redecorar sua casa dando um sentindo perfeito a esse tempo livre:

Continua depois da publicidade

–  Para repaginar sua casa, o ideal é começar com a organização e uma limpeza profunda em todos os ambientes. Neste processo, você vai descobrir o que não usa mais, podendo descartar ou doar itens que não se encaixarão no seu novo projeto de decor. Você pode mudar uma mesa de lugar, usando-a para outros fins ou aumentar a utilidade de um armário, organizando-o para liberar mais espaço. Já neste primeiro processo você terá muitos resultados visíveis. Isso poderá ajudar a elevar o fluxo de energia positiva enquanto você redecora seu lar.

–  Depois da casa organizada e limpa, você pode começar a observar o estilo de vida de todos que moram nela. Por exemplo, se você gosta de cozinhar e ouvir música, pode unir a culinária com o hobby e colocar um suporte extra na cozinha para os alto-falantes Bluetooth. Se o seu filho é um entusiasta do futebol, pintar uma pequena trave de gol no quintal o ajudará a praticar o esporte, sem tornar as outras áreas da casa seu campo de treino. Tome nota de todas as preferências dos membros da sua família. Isso ajudará a ter novas ideias e a eliminar as que não se encaixam à sua nova decoração.

Advertisement
Continua depois da publicidade

–  Entenda o equilíbrio entre luz e circulação de ar da sua casa. Comece a examinar de onde vem a luz da manhã e deixar suas janelas abertas neste horário do dia para captar o melhor dos raios solares. Você pode ter outras ideias a partir do equilibrio dos elementos – luz e ar – como iniciar um projeto de jardinagem ou horta.

Se não tiver espaço para um jardim, você pode plantar suculentas em um terrário. Tudo que vai precisar é um recipiente de vidro transparente, pequenas pedras e cascalhos, terra ou areia e as mudas de várias formas e tamanhos. Se gosta de uma casa florida, pode começar a cultivar orquídeas usando cascas de coco, por exemplo, e terá um jardim ecológico e sustentável. Ou ainda fazer uma mini horta de temperos em vasinhos ou jardineiras. Seu espaço ficará mais bonito e energizado e sua cozinha ganhará ingredientes frescos e orgânicos.

–  Mil e uma ideias para arrasar na sua DIY decor vão desde luminárias feitas à mão, cortinas bordadas, tapetes de retalhos, velas caseiras, molduras criativas, varal de fotos e até peças de arte de origami para suas paredes. Existem muitos vídeos no YouTube para dar asas à sua imaginação e ensinar alguns conceitos básicos sobre decoração.

Tenha em mente um esquema básico de cores para os móveis e pense em que tipo de peça funcionará com as idéias que você tem. Ou deixe sua família dar um salto criativo e fazer o que é importante e pessoal para os ambientes dos respectivos quartos, por exemplo.

–  Se você não é um designer de interiores ou arquiteto, poderá ficar inseguro sobre sua decoração. Mas na realidade, com um pouco de bom senso você pode ter um ótimo resultado apenas pintando algumas paredes, mudando os móveis de lugar ou usando algumas peças que já tem em casa para incrementar a decoração. Caso precise de algum material extra, a maioria das lojas possuem sites na Internet e você pode realizar suas compras on-line.

A idéia é se envolver em uma atividade que traga um pouco de diversão e agregue algo especial à sua casa. Nada é mais importante do que manter o isolamento social nesses tempos de pandemia, tanto para proteger o próximo como a sua própria família. No final você terá uma casa digna de elogios e contará a história de como sua família encontrou uma maneira de driblar a tensão no período da quarentena.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].