Eleições 2020

Economia e crise na saúde pública são os principais desafios da próxima gestão, diz Luciano Pingo, pré-candidato à Prefeitura de Ibatiba

COMPARTILHE
Foto: divulgação
832
Advertisement
Advertisement

Pelo Republicanos, antigo PRB, Luciano Miranda Salgado, mais conhecido como Luciano Pingo, é pré-candidato à Prefeitura de Ibatiba. Casado e pai de dois filhos, hoje ocupa a principal vaga do Executivo no município.

Continua depois da publicidade

“Entrei na vida pública com 19 anos, na gestão do ex-prefeito Soniter Miranda Saraiva (2001/2004), na Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. Em seguida, fui trabalhar na Assembleia Legislativa no setor de Comunicação. Depois trabalhei também na Comissão de Finanças do Poder Legislativo estadual e, em 2013, assumi o mandato de vereador em Ibatiba”, conta.

Luciano Pingo também foi presidente do MDB Jovem do Estado e Vice-Presidente Nacional do MDB Jovem, além de Conselheiro Nacional e Estadual de Juventude no período de discussão e aprovação do Estatuto da Juventude (Lei Federal).

Veja a entrevista, na íntegra:

Quais razões levaram o senhor a colocar seu nome à disposição para disputar a prefeitura?

Continua depois da publicidade

Todo ser humano sonha em contribuir com o município que vive e também ajudar o próximo, daí surge a minha prioridade como homem público.

Como estão as articulações para viabilizar sua candidatura a prefeito?

Hoje, estamos numa aliança consolidada com sete legendas: Republicanos (que sou filiado), Cidadania (antigo PPS), PDT, PT, DEM, PV e PROS. Estamos conversando com o PSB e PSD, além das lideranças religiosas, sociais e o alicerce de tudo, que é o povo. Queremos uma candidatura com o pulsar das ruas e não para vingar nenhum desejo pessoal, estamos focados em construir a Ibatiba que a gente quer.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais as principais propostas que levará ao eleitor?

Vamos iniciar uma importante articulação com a sociedade para construirmos nosso plano de governo para 2021/2024, mas estamos com metas prioritárias para a Terra dos Tropeiros, dentre elas: valorização dos servidores da prefeitura, investimento na infraestrutura urbana (nova rua Manoel da Silveira e nova rua Marechal Rondon) e construção da rodoviária municipal. Na agricultura, o Programa Chão Firme, com a pavimentação de, no mínimo, 30 quilômetros de estradas rurais em todo município, implantação do centro de comercialização de produtos agrícolas; ampliação da frota (patrol, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, dentre outros); diversificação agrícola; fortalecimento das ações de incentivo à produção de café de qualidade; construção de barraginhas (reservatórios de água) e implantação de fossas sépticas. Nos esportes, o Complexo Esportivo Mirandão (atual Estádio Mirandão) com campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de atletismo, quadra de skate, dentre outras infraestruturas esportivas e construção de 15 quadras poliesportivas na zona rural. Na Assistência Social, a implantação do programa Ibatiba de Todas as Cores, para garantir a conclusão e pintura de casas nos mais diversos bairros do município, ampliação do programa Encantos dos Tropeiros (área de música). No desenvolvimento econômico, a atualização do Plano Diretor Municipal (PDM)implantação do Programa Ibatiba Legal (entrega de escrituras das casas) e instalação do polo empresarial. Na educação, a construção da Escola Municipal Marlene Ávila e implantação do Centro Vocacional. Na Saúde, ampliação das especialidades no município; ampliação da quantidade de médicos e agentes comunitários de saúde nos bairros e comunidades rurais e implantação do Programa Remédio em Casa. No Turismo e Cultura, a construção da Casa do Artesanato e Centro de Informações Turísticas, implantação do calendário anual de eventos, fortalecimento da cultura tropeira e projeto de paisagismo do município e comunidades rurais.  E precisamos focar nessas e em outras metas, principalmente na questão do tratamento de água da comunidade de Santa Clara.

De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?

De parcerias com os governos do Estado e Federal, deputados e senadores e o controle das contas públicas, visando a reduzir custos e ampliar investimentos.

Qual o perfil ideal do vice para compor sua chapa?

Que queira, de fato, colaborar com Ibatiba, ressaltando que poderá ser “a vice”.

O que o leva a acreditar que poderá vencer as eleições deste ano?

A nossa vida está nas mãos de Deus, mas também nas boas ações que realizamos diariamente. Sempre deixo meu futuro nas mãos de Deus.

Como o senhor vê a sua cidade, atualmente?

Ibatiba está num momento importante de desenvolvimento, ocupa a 14ª posição no ranking de investimentos do Estado, sendo a 3ª cidade do sul, mas existem inúmeros desafios, principalmente com essa pandemia do Coronavírus. Temos um povo acolhedor e trabalhador, economia ótima e uma cultura de oportunidades.

Qual será o maior desafio para o próximo gestor, no seu ponto de vista?

Conciliar os desafios econômicos e a crise da saúde pública (coronavírus), além de manter a eficiência da máquina pública.

Se eleito, como vai lidar com o Legislativo?

Como sempre relacionei, de forma republicana e respeitosa, afinal, ocupei cadeira no Legislativo e sei da importância do poder.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].