Nutrição e Boa Forma

Sistema respiratório sofre com clima seco

COMPARTILHE
13
Advertisement
Advertisement

Continua depois da publicidade

Com o clima seco, o sistema respiratório sofre. Por isso, alguns cuidados são necessários para preservar a saúde. A falta de umidade impede o bom funcionamento dos cílios. Eles são responsáveis por nos proteger contra a entrada de poeira, bactérias e vírus, servindo como um filtro. Se o movimento deles for prejudicado com o clima seco, ficamos automaticamente abertos aos microrganismos.

Por isso, pessoas que têm problemas respiratórios e alergias sofrem ainda mais. Durante essa época, é comum sentir o nariz seco, que inflama e pode até sangrar. Aliás, os olhos também ficam bem irritados.

Continua depois da publicidade

Ajuda

Continua depois da publicidade

Para combater o problema, algumas ações simples são necessárias. Utilizar umidificador de ar é uma opção. Entretanto, é preciso seguir os cuidados necessários com relação ao uso do equipamento, evitando assim transformar o mocinho em vilão.

Algumas alternativas mais simples também são eficientes. Bacias com água e panos molhados nos ambientes também ajudam a combater o clima seco no local.

Além disso, é recomendando também limpar os olhos e narinas com soro fisiológico. Dependendo da situação, é possível até mesmo fazer inalação. Isso ajuda a deixar o sistema respiratório mais úmido.

Inalar o valor do chuveiro bem quente também funciona. Entretanto, é preciso muita moderação com essa opção. Deixar o equipamento ligado apenas para essa finalidade é um desperdício de água e, também, de dinheiro. Além disso, tomar banho muito quente resseca a pele, causando assim um outro problema para a saúde.

Advertisement

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão. Todos os direitos reservados.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.