Grande Vitória

Moradores poderão acompanhar dados da qualidade do ar de Vitória em tempo real

COMPARTILHE
74
Advertisement
Advertisement

Os moradores terão acesso aos dados do monitoramento da qualidade do ar de Vitória em tempo real no portal da Prefeitura de Vitória. A ferramenta está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Continua depois da publicidade

Representantes da Semmam e da Vale se reuniram por videoconferência para definir os últimos ajustes, otimizando o atendimento à população, que poderá acessar o serviço de qualquer dispositivo com internet.

“Essa é mais uma ação do esforço de tornarmos a cidade cada vez mais inteligente e transparente. O monitoramento do ar se junta ao monitoramento das praias, com informações úteis que podem ser checadas por qualquer morador. A transparência ajuda que nós tenhamos a fiscalização e a busca de melhoria da qualidade do ar o tempo todo, que já evoluiu muito, mas precisamos evoluir mais ainda”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Fácil entendimento

“É importante que, além da linguagem simples, a ferramenta seja amigável e intuitiva. São dados técnicos que devem ser de fácil entendimento por todos que queiram observar a qualidade do ar da capital”, comentou o subsecretário de Controle Ambiental, Dárcio Bracarense Filgueiras.

Continua depois da publicidade

Ela destacou que o site é uma das condicionantes do Termo de Desinterdição Condicionada nº 01/2019, firmado entre a mineradora e a Prefeitura de Vitória. O lançamento está previsto para agosto.

Transparência

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, a ferramenta também apresentará os dados da qualidade do ar de forma transparente.

“Para o poder público, representa um aliado para diagnosticar cenários e habilitar tomadores de decisão a planejar ações e políticas públicas visando à melhoria da qualidade do ar”, disse.

Advertisement

Monitoramento

Continua depois da publicidade

O monitoramento da qualidade do ar consiste em medições contínuas das condições meteorológicas e das concentrações dos poluentes encontrados com maior frequência na atmosfera que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Os poluentes mais comuns são o Material Particulado (MP10 e MP2,5), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Ozônio (O3).

Os dados são obtidos através da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar – RAMQAr da Região da Grande Vitória.

Pelo site, poderão ser consultados os seguintes itens: Índice de Qualidade do Ar; concentração dos poluentes e informação quanto a operação das Estações de Monitoramento. Todas as informações são dotadas de escala de cores para melhor visualização.

O Índice de Qualidade do Ar (IQA) é o valor utilizado para fins de comunicação e informação à população que relaciona as concentrações dos poluentes monitorados aos possíveis efeitos adversos à saúde. Os parâmetros utilizados para o cálculo são: MP₁₀, MP₂,₅, SO₂, NO₂, O3 e CO.

Para cada poluente medido é calculado um índice. Dependendo do valor obtido, o ar recebe uma qualificação, ou seja, uma nota para a qualidade do ar, além de uma cor. As faixas de classificação da qualidade do ar variam entre boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].