Cidades

Plataforma digital ampliará interação entre alunos e professores em Cachoeiro

COMPARTILHE
124
Advertisement
Advertisement

Em parceria com a Google For Education, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim implantará a plataforma “Google Sala de Aula”, que permitirá interação, em tempo real, entre professores e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal.

Continua depois da publicidade

A ferramenta virtual, que deve ser usada a partir de julho, possibilitará que os professores se comuniquem com os estudantes, num mesmo ambiente virtual, onde haverá esclarecimento de dúvidas sobre as atividades complementares, disponíveis no Portal do Aluno, e interatividade entre os próprios estudantes. As ações serão acompanhadas pelos pedagogos e gestores escolares.

Para ter acesso à plataforma, professores e alunos terão e-mail e senha institucionais, que serão criadas pela Seme. Os gestores das escolas municipais ficarão responsáveis por disponibilizar o login e a senha.

Cada unidade escolar possuirá contas com salas criadas, em que professores e estudantes estarão vinculados às respectivas classes. Os componentes curriculares estarão organizados por tópicos.

Continua depois da publicidade

A plataforma, desenvolvida pela Google, é disponibilizada às instituições e redes educacionais. A implantação, sem custo para o município, está sendo realizada pela equipe de Gerência de Auditoria e Documentação Escolar e Coordenação de Dados Estatísticos da Seme.

A Seme destaca que, para os alunos que não possuem acesso à internet, as atividades e os slides das aulas transmitidas continuarão sendo disponibilizados através do gestor escolar. Desse modo, a família que precisar deve entrar em contato com o diretor da unidade de ensino em que o estudante está matriculado e agendar o horário para recebimento das atividades.

“Estamos ampliando as ações educacionais de forma colaborativa, para que estudantes e professores possam se comunicar em tempo real, com maior interação. Os profissionais passarão por formações online e os estudantes terão acesso a manuais para que o uso da plataforma seja mais eficiente”, explica a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

Advertisement

Formação

Continua depois da publicidade

Na próxima semana, os professores das escolas municipais de Cachoeiro participarão de uma formação para aprender sobre o funcionamento da plataforma. A capacitação será on-line e realizada por equipes da Seme.

De acordo com a secretaria, a formação será, posteriormente, liberada em formato de PDF, e enviada a pais de alunos, para que eles também possam aprimorar o uso da ferramenta digital.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].