Cidades

Hospital de Cachoeiro faz sessão de cinema para amenizar solidão de pacientes em recuperação da Covid-19

COMPARTILHE
Paciente Janaína Coelho de Souza/Divulgação Unimed Sul Capixaba
282
Advertisement
Advertisement

Sessões de cinema têm proporcionado um pouco de distração a pacientes em tratamento contra a Covid-19 na Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim. A ação teve início neste mês como forma de apoiar as pessoas que estão isoladas nos leitos, lúcidas e se recuperando da doença.

Cartão Reconstrução: mais de 1,6 mil famílias de Cachoeiro são cadastradas

Em Cachoeiro, 1.624 famílias se cadastraram, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para ter...

Cachoeiro: grandes clássicos marcarão segundo concerto online da Osses

O segundo concerto online, a ser realizado pela Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (Osses),...

Live comemorou os 20 anos do Teatro Municipal Fernando Torres de Guaçuí

Talvez não tenha sido como os artistas de Guaçuí, principalmente, os componentes do Grupo...

Os pacientes internados são comunicados sobre a iniciativa e os que demonstram interesse recebem um pendrive com uma seleção de filmes de gêneros variados, indo da comédia ao drama, para que escolham a obra cinematográfica de sua preferência para assistir no aparelho de tevê. Há ainda um plus: pipoca para os espectadores que não possuem restrição na dieta.

Ação similar acontece desde o início do ano passado, beneficiando crianças, adultos, idosos e novas mamães. Mas, com a pandemia, foi estendida às pessoas que estão em tratamento da Covid-19. “O nosso objetivo é fazer com que o período de hospitalização ocorra de forma mais leve, contribuindo para que o doente fique mais tranquilo e menos angustiado com o isolamento”, afirma a diretora Técnica do Hospital Unimed, Fabiana Garcia Piovezan Coelho.

Advertisement
Continua depois da publicidade

No momento, a sessão de cinema acontece somente para os pacientes internados na ala reservada no Pronto Atendimento do Centro de Cachoeiro, onde é dada a assistência aos casos menos graves de Covid-19. A equipe estuda, agora, a possibilidade de levar a ação também para o Hospital Unimed na Rodovia Cachoeiro x Safra, com o intuito de favorecer os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A pedagoga Janaína Coelho de Souza, de 40 anos, está internada em tratamento contra a Covid-19 desde o último dia 23 de junho. Procurou o hospital depois que começou a sentir dor de cabeça, coriza e dor nas costas, seguido de falta de ar. “Gostei muito da oportunidade de ver filmes para ajudar a passar o tempo. A gente fica muito tempo sozinho. A sessão alivia bastante a sensação de solidão”, elogia Janaína, que é moradora de Cachoeiro de Itapemirim.

Para o caminhoneiro Wesley Silva Bernardino, de 40 anos, a sessão de cinema o fez até esquecer que estava internado por algumas horas. “O tempo passou e eu realmente não percebi. Só tenho a agradecer aos profissionais por toda a assistência que recebi. Fui muito bem acolhido e me senti até como se estivesse em casa”, afirma Wesley, que está curado da doença e recebeu alta na última sexta-feira, 26 de junho.

O caminhoneiro Wesley Silva Bernardino aprovou a iniciativa/divulgação Unimed Sul Capixaba

Já a repositora de supermercado Ana Gabrielle Cruz Dutra de Oliveira, de 32 anos, procurou a Unimed depois de apresentar dor nas costas e falta de ar. Antes, já estava sofrendo com a febre alta. “Fui internada depois de fazer um raio x e uma tomografia. O diagnóstico de Covid-19 me deixou muito preocupada pelo fato de ser diabética. A gente realmente acha que vai morrer. Mas estou me recuperando bem. Estou impressionada com a organização e o atendimento dos profissionais do hospital”, ressalta.

Advertisement
Ana Gabrielle Cruz Dutra de Almeida

Ela, que assistiu dois filmes na sessão de cinema, diz ter aprovado a iniciativa. “Assim, a gente deixa um pouco de lado o celular e a TV. Também gosto muito de ler e, como cultura só faz bem, sugeri para que também passem a disponibilizar livros para os pacientes”, diz.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.