Cidades

Estação de Tratamento de Água de Guaçuí vai receber novo reservatório

COMPARTILHE
Divulgação PMG
96
Advertisement
Advertisement

Foi assinada, na manhã desta quarta-feira (17), no gabinete da prefeita de Guaçuí, Vera Costa, a ordem de serviço para a obra que vai realizar a instalação de um novo reservatório, na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Morro do Cristo Redentor. A obra será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp), com recursos do Fundo Cidades que só podem ser utilizados para investimentos em obras, nunca para custeio da máquina pública, incluindo a folha de pagamento. O investimento será de R$ 258.899,64.

Continua depois da publicidade

A ETA é gerenciada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guaçuí e o novo reservatório tem capacidade para 300 mil litros de água. Contudo, segundo o diretor do SAAE, Ivan Viana, em sua capacidade máxima, a instalação pode atingir um total de até 450 mil litros. “Ou seja, estamos ampliando nossa capacidade de reservar água em 450 mil litros, o que vai nos proporcionar a possibilidade de manter o abastecimento da cidade, com mais facilidade, quando houver qualquer motivo para interromper a distribuição”, explica.

Ivan Viana também destaca que o novo reservatório vai ficar instalado, no nível do solo, ou seja, enterrado no terreno, um pouco mais acima de onde estão os outros mais antigos, o que deve facilitar a distribuição de água para bairros que demandavam o uso de bombas elétricas para o abastecimento. “O local onde vai ser instalado o novo reservatório vai possibilitar que os bairros Jurema e Manoel Monteiro Torres sejam abastecidos por gravidade, ou seja, não precisaremos usar mais as bombas, o que vai resultar em economia para o SAAE e o município”, esclarece.

A prefeita Vera Costa comemorou a possibilidade de assinar mais uma ordem de serviço, num momento em que a situação financeira está tão difícil para o município e todo o país. “Essa obra já estava com recursos garantidos, antes da pandemia do Coronavírus, e será feita com recursos do Fundo Cidades que só podem ser usados para investimentos, como obras de infraestrutura, não podendo ser aplicado no custeio da administração”, enfatiza. “Em contrapartida, é um motivo para comemorar, porque é uma obra que vai melhorar o atendimento da população, no abastecimento ainda melhor de água para toda a cidade”, completa.

Continua depois da publicidade

Também estavam presentes à assinatura da ordem de serviço o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcello Lougom Rodolgo, a secretária municipal de Planejamento, Heliene Coelho, o presidente da Câmara de Guaçuí, vereador Angelo Moreira, e o proprietário da empresa responsável pela obra, José Maria de Azevedo.

 

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].