Espírito Santo

Detran|ES lança novo serviço on-line de certidão de prontuário internaciona

COMPARTILHE
439
Advertisement
Advertisement

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibiliza, nesta segunda-feira (29), o novo serviço on-line de Certidão de prontuário internacional, que faz parte do programa Detran 100% Digital. O serviço vai possibilitar que o condutor capixaba que esteja em outro país consiga convalidar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira no exterior.

Deputados criticam decisão do TJES que suspende lei de desconto em mensalidade escolar

A decisão do desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos de suspender os efeitos da Lei...

Governo do ES lança Edital de Chamamento Público para eventos culturais virtuais e semipresenciais

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (06), o Edital de Chamamento para Eventos...

Governador do ES faz pronunciamento nesta sexta; acompanhe

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realiza pronunciamento em redes sociais nesta sexta-feira...

 A certidão de prontuário para fins internacionais é um documento que apresenta todos os dados da CNH do condutor e serve para ser apresentado no Departamento de Trânsito de outros países quando o condutor pretende trocar seu documento de habilitação do Brasil pela habilitação no exterior.

 Para obter a certidão, o condutor deve ter a CNH registrada no Espírito Santo, o documento deve estar dentro da validade e possuir registro com foto, além de não ter bloqueio no prontuário por suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Advertisement
Continua depois da publicidade

 O interessado deve entrar no site www.detran.es.gov.br e acessar o serviço de “Certidão de prontuário para outro país” na área de Habilitação. Será necessário preencher a solicitação com os dados pessoais que constam na última CNH emitida e pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) do serviço no valor de R$ 24,56.

 Após o pagamento da taxa, a certidão de prontuário estará disponível para emissão na mesma tela. O documento contém um Qrcode de validação no qual serão disponibilizadas a autenticidade da CNH e as devidas datas das categorias da habilitação.

 “Este é mais um serviço on-line disponibilizado pelo Detran|ES e vai permitir que o condutor capixaba que mora fora do Brasil e quer convalidar sua habilitação em outro país obtenha a sua certidão de prontuário internacional de forma fácil e prática, sem precisar entrar em contato com o Detran|ES ou sair de casa. Nas redes sociais do Detran|ES recebemos bastante interações de pessoas que precisavam de um familiar com procuração para fazer esse serviço ou que tinham alguma dificuldade, o que agora será de uma forma mais simples”, afirma o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

 O diretor destaca que, com esse, já são mais de 50 serviços do Detran|ES nas áreas de Habilitação, Veículos e Infrações que podem ser feitos pelo cidadão capixaba de forma on-line. “Este é o objetivo do programa Detran 100% Digital, facilitar o acesso aos serviços do órgão. E também é a nossa contribuição neste momento de pandemia do novo Coronavírus, em que as pessoas devem manter o isolamento social. Temos grande parte dos serviços disponíveis diretamente site do órgão e as agências do Detran|ES e os processos de Habilitação estão funcionando cumprindo as medidas de prevenção necessárias”, reforça Givaldo Vieira.

Advertisement

 Prazos

O Detran|ES esclarece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Deliberação 185, prorrogou, por tempo indeterminado, o prazo para que o condutor possa dirigir veículo com validade na CNH ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19 de fevereiro 2020, portanto, as CNHs vencidas a partir desta data são consideradas válidas.

 Contatos

Em caso de dúvida, os condutores interessados em emitir a Certidão de prontuário internacional devem entrar em contato com a Coordenação Renach por meio do aplicativo Telegram ou Whatsapp +55 (27) 99979-0623 ou e-mail [email protected]

  

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.