Cidades

Confira as novas regras das atividades econômicas em Cachoeiro a partir desta quarta (3)

COMPARTILHE
4296
Advertisement
Advertisement

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou, nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial do Município, o decreto municipal nº 29.504, que estabelece mudanças no decreto nº 29.480, a respeito das regras de funcionamento das atividades econômicas. A medida visa adequar o município às novas diretrizes do governo estadual para o combate à Covid-19, divulgadas no último sábado (30), e fazer ajustes relacionados à realidade atual de Cachoeiro.

Ações de recuperação de estradas rurais serão ampliadas este mês em Cachoeiro; veja os locais que receberão melhorias

As chuvas intermitentes, ocorridas de dezembro de 2019 a março deste ano, provocaram grandes...

Veja as ações que já foram feitas em Cachoeiro para combater a pandemia de Covid-19

Desde o início de março, quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no...

Seminário on-line celebra 14 anos de comitê do rio Itapemirim

Em comemoração aos 14 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim (CBH...

Pelas novas regras – válidas tanto para grau de risco baixo, quanto moderado –, apenas os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados e padarias, poderão funcionar aos sábados e domingos, em horários preestabelecidos ou sem restrição de horário, dependendo do tipo de atividade.

A única diferença entre as normas para grau de risco baixo e moderado diz respeito ao funcionamento de lojas de conveniência, que não poderão permitir consumo presencial no grau moderado (situação atual de Cachoeiro). Além disso, as lojas de conveniência estão proibidas de comercializar bebidas alcoólicas fora do período entre 8h e 16h, inclusive se o município retornar para o grau de risco leve.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Os estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, deverão funcionar em apenas um horário, das 10h às 16h – com exceção dos empreendimentos localizados às margens de rodovias estaduais e federais, sem limite de horário, e das praças de alimentação de shoppings e galerias, que possuem regramento específico.

Os shoppings, galerias e centros comerciais permanecerão com funcionamento restrito a seis horas diárias, mas também sem possibilidade de abrir aos sábados e domingos – com exceção das lojas que se enquadrarem como serviços essenciais.

As demais lojas e serviços não-essenciais continuarão funcionando em dois turnos, de acordo com cada segmento especificado no decreto: 9h às 15h e 10h às 16h – sempre, de segunda a sexta. Caso o estabelecimento atue em mais de um segmento, deverá se adequar a um turno específico, apenas. Inclusive, uma das condicionantes de funcionamento é a afixação de cartazes informando o horário exato de abertura na frente dos estabelecimentos.

Também foram incluídos novos segmentos antes não contemplados, como o de comércio ambulante e o de balas, doces e chocolates.

Advertisement

Todos os estabelecimentos estarão liberados para funcionar com delivery e drive thru durante todos os dias da semana, sem restrição de horário, exceto os que ainda estiverem suspensos, como é o caso dos bares.

Além disso, o decreto preestabelece as medidas a serem tomadas caso o município passe a se enquadrar no grau de risco alto.

“As mudanças nas regras são feitas de acordo com as diretrizes do governo estadual, que são reavaliadas semanalmente, e com que nós observamos em relação a nossa realidade local. Procuramos sempre aprimorar, e pedimos a todos que deem suas contribuições para o combate à pandemia”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Confira as novas medidas no decreto municipal nº 29.504 no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (3).

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.