Cidades

Casagrande e Fabrício Petri inauguram obras em Anchieta e autorizam reurbanização da Praia de Costa Azul

COMPARTILHE
181
Advertisement
Advertisement

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inaugurou, junto com a Prefeitura de Anchieta, nesta terça-feira (30), as obras de construção de muro de contenção e de pavimentação de rua no bairro Ponta dos Castelhanos. O investimento total foi de R$ 2.180.791,42. Também foi dada Ordem de Serviço para reurbanização da Orla da Praia de Costa Azul, no balneário de Iriri.

Cartão Reconstrução: mais de 1,6 mil famílias de Cachoeiro são cadastradas

Em Cachoeiro, 1.624 famílias se cadastraram, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para ter...

Cachoeiro: grandes clássicos marcarão segundo concerto online da Osses

O segundo concerto online, a ser realizado pela Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (Osses),...

Live comemorou os 20 anos do Teatro Municipal Fernando Torres de Guaçuí

Talvez não tenha sido como os artistas de Guaçuí, principalmente, os componentes do Grupo...

A inauguração e a assinatura foram realizadas pelo governador Renato Casagrande, em solenidade virtual, transmitida pelas redes sociais. O evento virtual teve a participação da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; de secretários de Estado; do prefeito de Anchieta, Fabrício Petri; dos deputados estaduais Alexandre Quintino, Emilio Mameri, José Esmeraldo e Marcelo Santos; além de vereadores e lideranças do município.

Para o governador Casagrande, as duas obras são importantes para os moradores de Anchieta e também para o turismo local. “Sempre digo que se o morador estiver feliz com o local onde vive, os turistas serão bem recebidos. É mais qualidade de vida para quem mora e mais beleza para quem visita. Por conta da pandemia, a indústria do turismo tem sofrido, mas quando retornar no ‘novo normal’ uma estrutura melhor pode gerar mais atividades e oportunidades. Esse investimento reconhece a importância de Anchieta, que é a nossa capital estadual da moqueca”, destacou.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Obras

O antigo muro de contenção que margeia o trecho da Avenida José Carone, localizado no bairro Ponta dos Castelhanos, em Anchieta, foi destruído pelo avanço do mar, em setembro de 2015. Desde então, a região foi sofrendo erosão e a situação ficou cada vez mais crítica, a ponto da prefeitura decretar situação de emergência em agosto de 2017.

Foram tomadas medidas de caráter paliativo, como a interdição do tráfego de veículos no trecho em questão e a colocação de pedras, para amenizar o problema, mas os moradores ainda ficavam apreensivos, principalmente em tempos de ressaca de marés. A obra soluciona este problema. Ao todo, foram construídos 2.880 metros quadrados de pavimentação com blocos de concreto, 480 metros de meio-fio e 480 metros de muro de concreto.

“Com o novo muro de contenção construído, os problemas com o avanço do mar foram sanados e a via foi recuperada e pavimentada. A força das ondas é contida pela estrutura, trazendo segurança aos moradores, pedestres e veículos que ali circulam”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Advertisement

Ordem de Serviço

A Praia de Costa Azul é a principal do balneário de Iriri, em Anchieta. Sua orla conta com grande número de edificações e comércios locais, que contribuem para o desenvolvimento da região.  O projeto do Estado prevê a revitalização urbana do espaço, com drenagem e nova pavimentação das ruas das extremidades norte e sul. O investimento previsto para a obra é de R$3.225.461,19.

Para o prefeito Fabrício Petri, a obra será mais um importante instrumento turístico para o município, em especial para o balneário de Iriri. “Com apoio do governo estadual estamos conseguindo executar duas orlas (Iriri e Castelhanos) e com recursos próprios a orla da Praia Central. Essas obras representam importantes instrumentos de fomento ao turismo no município, atraindo mais visitantes e fomentando a economia local”, disse.

Também está prevista a implantação de módulos de quiosque e banheiro público, área para descanso e contemplação,  iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo, instalação de lixeiras, bicicletários e novas construções de muros de arrimo para rampas e escadas de acesso à praia, respeitando as normas de acessibilidade.

“A obra beneficiará os mais de 14 mil habitantes do município, além dos visitantes que movimentam e fortalecem o turismo e a economia local”, afirmou o secretário Marcus Vicente.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.