Nutrição e Boa Forma

Junho é laranja: fique de olho na leucemia e anemia

COMPARTILHE
357
Advertisement
Advertisement

O sexto mês do ano é também dedicado para o alerta de diagnóstico precoce de anemia e leucemia, problemas que atingem tanto adultos quanto crianças. Só para ter uma ideia, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima quase 11 mil novos casos por ano de leucemia, tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, liberando células doentes no organismo.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Essa quebra no equilíbrio dentro do sangue causa uma proliferação de glóbulos brancos, que deixam a pessoa anêmica. É importante destacar que a anemia também pode ter origem em outros problemas. Por isso, as duas doenças necessitam de diagnóstico cedo.

Detalhes

A leucemia é popularmente chamada de câncer no sangue. Ela costuma atingir muitos adolescentes. Em uma fase aguda, a doença ataca rapidamente o corpo. Por isso, o acompanhamento médico é primordial para identificar e combater o problema da melhor maneira possível.

Continua depois da publicidade

Em alguns casos, os sinais são pequenos nas fases iniciais. Em certa etapa, podem começar a ocorrer a redução de glóbulos vermelhos, sangramentos e a própria anemia. Dependendo da indicação do médico, o tratamento pode consistir tanto em quimioterapia quanto em medicações.

Por sua vez, a anemia pode ser evitada com uma dieta mais equilibrada, adequando o organismo. Vitamina B12, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos, consegue reforçar o organismo, espantando a doença. São sinais: cansaço, sonolência, palpitação e formigamento.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.