Internacional

Trump: Se UE mantiver tarifa sobre nossa pesca comercial, tarifaremos carros

COMPARTILHE
8
Advertisement
Advertisement

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira, 5, impor tarifas sobre automóveis importados da União Europeia. A declaração foi dada durante um evento no qual Trump dialogou com empresários do setor de pesca comercial.

Com 300 mil casos em 6 dias, Estados e cidades retomam restrições nos EUA

Com o número de casos de covid-19 saindo de controle nos EUA, o presidente...

Nova Zelândia supera susto e volta a pensar em uma vida normal

O registro de casos positivos para coronavírus após um hiato de 24 dias sem...

'Olhem agora o que está acontecendo no Brasil e em outros lugares', diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou o Brasil como um país em...

A fala de Trump veio no momento em que produtores explicavam que a lagosta produzida no Estado americano do Maine pagava impostos de cerca de 20% na UE, enquanto a lagosta do Canadá, da mesma região, não pagava essa tarifa. “Se a UE não remover sua tarifa sobre a lagosta do Maine, nós poremos uma tarifa sobre os carros deles, o equivalente e mais”, afirmou.

No evento, Trump também voltou a criticar a China. Além de dizer, como havia feito em entrevista coletiva mais cedo, que o país é responsável pela covid-19, falando que “a praga veio da China, infelizmente”, criticou o fato de que a potência asiática impõe tarifas sobre a pesca comercial dos EUA. Um produtor presente disse que, durante o auge da disputa comercial recente, Pequim impôs tarifa de 40% sobre as lagostas importadas dos EUA, o que o presidente agora quer reverter.

Advertisement
Advertisement
Continua depois da publicidade

Trump ainda criticou o fato de que o Canadá possui acordos melhores, nessa área de exportação de pescados e frutos do mar. Nesse ponto, ele responsabilizou essa divergência no tratamento entre americanos e canadenses à fraqueza de governos anteriores, como do ex-presidente Barack Obama. Trump ainda criticou o Canadá por ter uma vantagem cambial, já que o dólar canadense é menos valorizado que o americano.

Gabriel Bueno da Costa
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.