Cidades

Comércio de Marataízes volta a ser fechado e prefeitura restringe circulação de pessoas nas ruas e praias

COMPARTILHE
1655
Advertisement
Advertisement

Com o avanço do número de pessoas infectadas pela covid-19 em Marataízes, a prefeitura do município decretou no diário oficial desta quarta-feira (13), novas regras para o funcionamento do comércio local.

Continua depois da publicidade

A medida passa a vigorar no domingo (17) com suspensões e autorizações pelo prazo de 15 dias. Podendo ser prorrogado ou flexibilizado. A cidade tem registro de três óbitos e 73 casos confirmados da doença. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (13).

Entre os critérios, estão proibidos os acessos as praias, ao calçadão das avenidas beira-mar, a beira rio, a lagoas e praças, para prática de qualquer atividade; a permanência das pessoas em ruas e locais públicos (praças, alamedas, entre outros), para evitar aglomerações, nesse sentido devendo ser interrompidas reuniões para prática de quaisquer atividades sociais, esportivas ou culturais, ressalvando o direito de ir e vir da população, desde que estejam utilizando máscaras.

Os estabelecimentos que não forem de serviço essenciais – como supermercados, farmácias, padarias distribuidoras de gás de cozinha e de água, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis (sem funcionamento das lojas de conveniências), borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e semelhantes – não poderão abrir para atendimento presencial, mas estão autorizados a vender por delivery.

Continua depois da publicidade

Ficam também proibidos reuniões e visitas a parentes e amigos, sob punição. É obrigatório que crianças de até 10 anos e idosos acima de 60 anos permaneçam em casa, sendo proibida a circulação destes nas ruas da cidade ou em qualquer outro local público.

Os demais moradores poderão circular para atividades importantes com o uso obrigatório de máscaras nas ruas. Fica limitado aos estabelecimentos autorizados a funcionarem conforme § 1o deste artigo, a entrada de 1 (um) cliente por cada 20m2 (vinte metros quadrados) de área de venda.

O horário de funcionamento para os estabelecimentos autorizados a funcionarem será de 10hs às 16hs, excetuando: farmácias e drogarias (07hs às 19hs), supermercados, minimercados e hortifrutis (08hs às 19hs) e padarias (05hs às 19hs).

Advertisement

Lotéricas e Bancos

Continua depois da publicidade

As agências de casas lotéricas e estabelecimentos bancários poderão funcionar entre os horários de 10hs às 16hs, tendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que terão horários especiais para atendimento do Auxílio Emergencial.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].