Uma pesquisa feita com base em análise de dados de telefonia móvel, por meio de monitoramento diário, apontou que mais da metade da população analisada na pesquisa, em Cachoeiro de Itapemirim, não está cumprindo com o distanciamento social.
De acordo com o levantamento, na última segunda-feira (4), apenas 41,2% dos cachoeirenses permaneceram em casa.
A ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente pelas operadoras de telefonia no Estado para o Governo do ES monitora o deslocamento dos usuários de celulares.
Os dados são contabilizados de forma anônima para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. A porcentagem na tabela é o número de pessoas que permaneceram em casa durante o dia
Desde a flexibilização do comércio nas cidades de baixo risco, como mostra o Mapa de Risco feito pela Secretaria de Governo junto ao Corpo de Bombeiros, e a liberação do auxílio emergencial de R$ 600, Cachoeiro tem registrado filas enormes e aglomerações na região central da cidade.
Segundo a prefeitura do município, a responsabilidade sobre a distância de segurança nas filas e nos comércios é de cada morador, além disso, equipes fiscalizam estabelecimentos e lojas e outros departamentos para verificar se estes estão cumprindo com a orientação e capacidade de atendimento.