Sem categoria

Governo do ES lança sistema público para consulta dos dados da Covid-19

COMPARTILHE
28
Advertisement
Advertisement

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (15), um sistema público para consulta dos dados chamado “Painel Covid-19” no Espírito Santo diretamente no portal Coronavírus ES, na aba Acessar Painel COVID-19 do Espírito Santo, na parte superior da página. O novo ambiente virtual disponibiliza as informações sobre a situação da doença no Espírito Santo, de forma transparente e diária.

Saiba quais são as oito cidades do Sul do ES com menor taxa de letalidade nos casos de Covid-19

Se, no Espírito Santo, 3,31% dos testados positivos para a Covid-19 vão a óbito,...

Empresários do turismo capixaba terão crédito especial para atravessar a pandemia; veja como contratar

Os empreendimentos capixabas do setor turístico impactados economicamente pelo novo Coronavírus (Covid-19) terão mais...

Cachoeiro: desinfecção será intensificada em bairros com maior incidência de Covid-19

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificará o serviço de desinfecção de espaços públicos...

Nele é possível conferir, em tempo real, um painel com informações sobre o novo Coronavírus no Espírito Santo como os casos notificados, casos descartados, casos em investigação e casos confirmados. “A informação transparente deve ser a principal aliada da população e neste ambiente virtual é possível encontrar todas as informações oficiais sobre o novo Coronavírus, preparado pelo Governo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Mudança

Advertisement
Continua depois da publicidade

O processo de migração das informações teve início na última semana, a partir do momento em que as notificações pelos municípios começaram a ser realizadas pelo Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) desenvolvido no Estado, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com isso, as notificações sobre o novo Coronavírus são inseridas diretamente no sistema, que compila os dados e os transfere para o ambiente virtual.

Dessa forma, é possível ter acesso aos dados atualizados em tempo real e georreferenciados, mostrando de forma mapeada onde os casos estão localizados. Vale lembrar que o critério de notificação de casos mudou e que toda síndrome gripal deve ser notificada como a Covid-19, conforme Nota Técnica COVID-19 N° 23/2020 – GEVS/SESA/ES, baseada em orientações do Ministério da Saúde.

O Painel foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Nele será possível acompanhar o número de notificações, casos confirmados, em investigação, pacientes curados, óbitos e testados pelo exame “RT-PCR em tempo real”. Também é possível checar a situação por municípios, por bairros e por região de saúde, faixa etária, sexo e comorbidades.

Advertisement

De acordo com o chefe de Núcleo Especial de Sistemas de Informação em Saúde, Gustavo Teixeira, “a otimização do processo de transparência de informações agregará tanto à população quanto profissionais técnicos, demais instituições e meio acadêmico dados em tempo mais oportuno, refletindo a realidade da situação epidemiológica relacionada ao Covid-19”.

Os dados serão atualizados diariamente e podem ser acessados clicando aqui.

e-SUS Vigilância em Saúde (VS)

O e-SUS Vigilância em Saúde (VS) foi apresentado em agosto de 2019, durante o lançamento do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), como uma das novidades do Governo para a área da saúde. O e-SUS VS é um sistema capixaba, desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e permitirá o acesso em tempo real às informações em saúde.

Presente nos 78 municípios do Estado, o e-SUS VS caracteriza-se pela inovação no que tange à velocidade em que a informação é encaminhada aos gestores e aos profissionais de saúde da área da Vigilância e da Atenção Primária.

Em fevereiro deste ano, em reunião com técnicos do Ministério da Saúde, em Brasília, o secretário Nésio Fernandes foi parabenizado pela iniciativa capixaba, quando reafirmaram que o e-SUS VS pode ser utilizado em todo o Brasil, suprimindo o atual, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.