Agronegócio Nacional

Ícone da educação em Guaçuí recebe tributo

COMPARTILHE
576
Advertisement
Advertisement

Numa parceria entre a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes), a Câmara Municipal e o Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí, o município celebrou o Tributo ao Mestre, em homenagem ao professor e escritor, Antônio Carneiro Ribeiro, falecido em fevereiro de 1969, na manhã desta segunda-feira (9).

Advertisement
Continua depois da publicidade

Na oportunidade, entre muitas homenagens, foi inaugurada uma nova placa que identifica seu busto localizado na Praça da Bandeira, que traz também a poesia de sua autoria “Conselho”, escrita em 12 de janeiro de 1953 e onde aconteceu a solenidade.

A data foi escolhida por marcar o dia em que o professor Antonio Carneiro Ribeiro – que nasceu em Itaperuna (RJ) – chegou a Guaçuí, onde se tornou um ícone da educação e literatura do município, fundando – junto com seu irmão, João Carneiro – o Ginásio Irmãos Carneiro, em 1937. Ele também é autor da letra do Hino de Guaçuí, junto com a musicista e professora, Célia Vieira Ferraz de Oliveira, entre muitas outras contribuições para a história cultural e educacional do município, com livros publicados.

A solenidade contou com a participação do Tiro de Guerra 01-013 e de alunos da Escola Estadual Antonio Carneiro Ribeiro que fizeram várias apresentações, depois da execução do Hino Nacional e o hasteamento da Bandeira do Brasil, feito pelo professor Adílio Ribeiro, filho do homenageado. Em seguida, a aluna da escola, Ketelyn, cantou o Hino de Guaçuí. Ela também apresentou uma música gospel, depois da leitura de poesias de autoria do homenageador, da poesia “Conselho”, pelo aluno Juan e um número de dança também apresentado por alunos. A poesia se encontra na placa do busto que foi descerrada por autoridades e personalidades,

Continua depois da publicidade

Em seguida, numa parceria da Ordem Amigos da Educação, foi feita a entrega de certificados e medalhas para ex-diretores (ou seus representantes), da Escola Antonio Carneiro Ribeiro, incluindo o próprio homenageado, que foi representado pelo filho, e o atual, Felipe Bassini, que agradeceu a Antonio Carneiro Ribeiro que deixou um legado e a todos que estavam presentes. “As portas da escola estão abertas para todos que quiserem conferir o trabalho realizado e a palavra hoje é agradecimento”, afirmou.

Adílio Costa Ribeiro falou em nome da família e agradeceu a homenagem ao seu pai, chamando-o de mestre que viveu para a educação dos jovens. “Professor não é só ensinar e informar, mas também uma pessoa que aconselha e dá exemplo, e meu pai foi um educador nato, sempre olhando o jovem, desde sua adolescência”, disse. “Por isso, é importante pensar o quanto vale a educação, o respeito às pessoas e ao nosso país”, completou, lembrando palavras de seu pai que foram sementes da educação em Guaçuí.

O presidente da Câmara, vereador Angelo Moreira, destacou a todos que se dedicaram para que ocorresse o tributo, do Instituto Histórico, da Semcultes e da Câmara Municipal, assim como da Escola Antonio Carneiro Ribeiro e da Secretaria Municipal de Educação, além de professores e todos os presentes. “Se todos não se dedicassem, não aconteceria esse evento”, disse. “Quero agradecer em especial à presença do senhor Adílio Ribeiro, filho desse grande homem que plantou a semente para termos uma educação diferenciada”, complementou, agradecendo a todos os envolvidos, em especial, à prefeita Vera Costa, dando os parabéns a ela pelo trabalho realizado em sua administração e por seu aniversário, também comemorado nesta segunda-feira (9).

Advertisement
Continua depois da publicidade

A prefeita Vera Costa destacou o grande legado deixado por Antonio Carneiro Ribeiro que estava sendo representado pelo filho Adílio e a uma família que tanto fez pela educação de Guaçuí. “E vejam, como é a história. Onde foi o internato que a família criou, hoje, é uma creche que atende a muitas crianças”, destacou. “Quero agradecer a todos os professores, porque sabemos a importância do trabalho realizado por vocês dentro das salas de aula e à frente da direção de uma escola”, enfatizou.

Vera Costa também lembrou que esse é o último ano de seu governo e que não podia deixar de fazer sua parte no registro da história de Guaçuí, “homenageando esse homem tão importante”. “Todos nós estamos deixando uma página escrita em nossa história”, afirmou, citando algumas das várias obras que realizou, como um total de três creches, das oito que o município vai totalizar, depois da inauguração da mais nova no centro da cidade. “Só com essas três creches, serão mais 350 vagas para nossas crianças”, completou.

Veja o poema do mestre Antônio Carneiro Ribeiro:

Conselho

Vencer na vida, sem saber, quem há-de?

Aproveita as horas que jamais te esperam.

Aproveita, estudando, mocidade!

Roubar a luz os maus nunca puderam.

 

Não te deixes levar pela vaidade.

Recita as preces que teus pais te deram;

Pois, somente eles, frente à iniquidade,

Te salvarão do mal e te veneram.

 

Faze do coração melhor amigo;

Escreve nele o pensamento nobre;

“Jesus, meu bom Jesus, anda comigo!”

Leva, assim, pela estrada em que vais,

Pálidos versos de uma pena pobre,

Um conselho de mestre e nada mais.

Antonio Carneiro Ribeiro

12/1/1953

Advertisement