Cidades

Professora de Cachoeiro é eleita no prêmio 'Professor Transformador' e concorre a viagem para Londres 

COMPARTILHE
3463
Advertisement
Advertisement

Neste início de ano letivo, a professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini recebeu uma excelente notícia: seu projeto de leitura e escrita desenvolvido, no ano de 2019, com seus alunos dos nonos anos da E.E.E.F.M. Professora Hosana Salles, localizada no bairro Aeroporto,  foi selecionado para a segunda etapa do Prêmio Professor Transformador, promovido pela BASE2EDU Transformadores em rede e pela BETT Educar.

Continua depois da publicidade

“O prêmio reconhece, inspira e conecta profissionais de todo país, contribuindo para a inovação na educação e para a valorização do professor que de fato está transformando a sociedade a partir do seu trabalho na sala de aula”, comenta o Professor Alexandre Merofa, co-fundador da Base2Edu. O objetivo do prêmio é reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país que tenham como proposta a transformação das salas de aula em ambientes criativos.

O projeto “Elementar, meu caro leitor”, da professora Patrícia Peres, está entre os 350 projetos mais bem pontuados. A professora irá receber o certificado e o selo Professor Transformador 2020, além de integrar uma vitrine e comunidade exclusiva para conexão com outros educadores. Na 2ª etapa, a professora Patrícia Peres está concorrendo a uma viagem para Londres com participação na BETT EDUCAR em 2021 e R$ 7 mil. A previsão é que o resultado final seja divulgado no mês de Abril/2020.

“ELEMENTAR, MEU CARO LEITOR”

Continua depois da publicidade

Nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Patrícia Peres Ferreira Nicolini, os alunos dos 9ºs anos estudaram o gênero textual narrativa de mistério no intuito de potencializarem suas competências de leitura e escrita, uma vez que esse gênero textual se vale de recursos que criam tensão e, sobretudo, procuram intrigar o leitor apresentando-lhe ocorrências incomuns e ambíguas, que poderão se revelar naturais, frutos de equívocos, ilusões, fraudes e crimes.

“Minha intenção é mostrar estratégias de leitura diferenciadas para possibilitar ao aluno uma leitura significativa e trabalhar competências e habilidades de leitura cobradas pela Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Paebes, e também trabalhar competências de produção textual e repertório. A narrativa de mistério pode motivar uma reflexão sobre a leitura como um processo de investigação, isto é, o aluno interpreta índices, preenche lacunas, elabora hipóteses e reconstrói raciocínios, como um detetive.             “

“A minha expectativa era que os alunos aprofundassem suas habilidades como leitor, exemplo, localizar informações explícitas no texto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão pelo contexto, formular hipóteses com base nos indícios do texto, fazer inferências, ser capaz de ler e compreender uma narrativa de mistério; conhecer as características do subgênero narrativas policiais e desenvolver capacidade de reconhecer e interpretar índices e de formular hipóteses baseadas neles, como também produzir uma narrativa de mistério.         “ Conforme informações da professora.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Para tornar a aprendizagem mais significativa, os alunos participaram de uma Gincana de Mistérios dividida em três etapas.

“Nessas aulas, promovi uma pequena competição entre três equipes. A gincana foi dividida em três etapas.

1ª etapa- Elementar, meu caro Watson!:  cada equipe recebeu um enigma, uma caso diferente adaptado do jogo de tabuleiro Scotland Yard. Depois que leram o caso, os alunos tiveram que resolver “O enigma da raposa, da galinha e dos grãos” para ter direito as pistas. À medida que iam resolvendo o enigma, as pistas eram entregues. Circulei a sala para realizar intervenções, em ambas as salas, duas equipes acabaram praticamente juntas, a terceira equipe precisou de uma atenção maior minha para concluir a tarefa. Estavam muito animados. Estavam orgulhosos do feito, estavam com a autoestima elevada. O vencedor de todas as rodadas acumulou 500 pontos. O segundo lugar acumulou 300 pontos e o terceiro 200 pontos.

2ª etapa- Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes: Nessa etapa, cada equipe resolveu enigmas ou problemas de raciocínio lógico em um jogo de perguntas e respostas. Por ordem de sorteio, na primeira rodada, foram formadas chaves de competição, a equipe vencedora de cada chave seguiu para a segunda rodada. O vencedor de todas as rodadas acumulou 500 pontos. O segundo lugar acumulou 300 pontos e o terceiro 200 pontos.

3ª etapa – O segredo é ter amor ao próximo: O mês de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Dessa forma, pensei em sermos solidários com os jovens do passado. Fazer o bem para alguém traz ao coração uma satisfação indescritível, por isso a 3ª etapa da gincana foi solidária. Para tornar essa aprendizagem ainda mais significativa, fomos levar nosso tempo e carinho aos  idosos do Lar Nina Arueira.  Cada equipe arrecadou muitas doações que foram entregues aos vovós e vovôs.”

Informações da professora Patrícia Peres Ferreira Nicolini

SOBRE A PROFESSORA PATRÍCIA PERES FERREIRA NICOLINI  

Graduada em Letras/Literatura, pelo Centro Universitário São Camilo; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário São Camilo; Mestre em Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Em 2011, foi vencedora regional do Festival Literatura em Vídeo, promovido pela Editora Abril. Em 2013, foi vencedora nacional em duas categorias do Festival Literatura em Vídeo. Em 2016, ficou entre os cinquenta finalistas do Prêmio Professor Nota Dez, promovido pela Fundação Victor Civita e pela Fundação Roberto Marinho. Em 2017, foi eleita pela Quizlet a Professora Inspiradora do estado do Espírito Santo. Em 2019, foi uma dos professores homenageados na Vtex Day, a maior feira de tecnologia da América Latina, e participou de um bate papo com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].