Política Regional

Presidente da Subseção da OAB em Guaçuí assume como membro de comissão eleitoral do Conselho Federal

COMPARTILHE
430
Advertisement

O presidente da Subseção da OAB-ES em Guaçuí, Luiz Bernard Moulin, assumiu como membro da Comissão Especial de Compliance Eleitoral e Partidário do Conselho Federal da OAB. O advogado formado pela Universidade Vila Velha (UVV), com 15 anos de militância, pós-graduado em direito civil e processual civil pela Universidade Gama Filho, é militante da área de direito eleitoral desde o início de sua trajetória jurídica em defesa dos interesses de agentes políticos do Estado, dentre eles, inúmeros prefeitos e vereadores da região do Caparaó Capixaba.

Luciana Andrade é nomeada a nova procuradora-geral de Justiça do ES

A promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade foi escolhida nesta quarta-feira (25/03)...

Legislativo de Guaçuí é o primeiro no ES a realizar sessão ordinária por videoconferência

O Legislativo Municipal de Guaçuí foi o primeiro no Espírito Santo a realizar uma...

Assembleia Legislativa do ES suspende sessões e servidores trabalharão em escala

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Erick Musso (Republicanos), fez um pronunciamento nesta...

Em entrevista ao AQUINOTICIAS.COM, Moulin fala da participação inédita de um profissional do Caparaó capixaba no Conselho Federal e sobre a importância da Comissão em que está atuando. Confira!

-NA: Como foi feito o convite para atuar na Comissão Especial de Compliance Eleitoral e Partidário do Conselho Federal da OAB?

-LBM: O Presidente da Seccional do Estado do Espírito Santo, José Carlos Rizk , na ocasião da nossa participação em um evento no plenário do Conselho Federal da OAB, em Brasília, nesta semana, sobre defesa de prerrogativas dos advogados brasileiros, fez a indicação do nosso nome ao Presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, que prontamente atendeu ao pedido e promoveu nossa nomeação e posse já naquela ocasião.

Advertisement

-Como essa comissão atua?

Continua depois da publicidade

A comissão tem como objetivo incentivar o cumprimento das leis eleitorais, através de orientação e conscientização dos agentes políticos quanto à necessidade de cumprimento de regras e processos, com o objetivo de prevenção, detecção e remediação de atos lesivos.

-Qual será seu papel na comissão?

Estamos participando como membro titular da Comissão e daremos nossa contribuição juntamente com a presidente Karina de Paula Kufa e demais colegas nos trabalhos da Comissão. Esse ano teremos eleições municipais em todo o país e essa comissão será de suma importância para promovermos, através da OAB Nacional, um trabalho de conscientização dos agentes políticos sobre a necessidade de cumprimento das leis eleitorais e resoluções do TSE.

-O senhor fará viagens periódicas ao Conselho Federal para atuar na comissão?

A comissão promove alguns encontros esporádicos em Brasília, na sede do Conselho Federal da OAB, onde são debatidos inúmeros temas e formas de atuação dos membros da Comissão. Nós pretendemos participar ativamente, para contribuir com os trabalhos e também, principalmente, aprender com os colegas de comissão nessa nova missão que nos foi dada.

-Como o senhor analisa essa oportunidade profissional?

Fiquei honrado e feliz com a confiança depositada em mim pela Ordem dos Advogados, por meio do nosso presidente José Carlos Rizk e pelo presidente Felipe Santa Cruz, sendo essa uma grande oportunidade de evolução profissional na área de direito eleitoral, que sempre foi um ramo de direito que gostei de atuar desde o início da minha trajetória jurídica. É uma grande oportunidade de evolução na minha carreira como advogado eleitoral e como dirigente de Subseção da OAB/ES.

Advertisement

-Qual a importância para a advocacia, em especial a atuante no Caparaó, em ter um profissional junto ao Conselho Federal?

Essa nomeação é inédita em nossa região, tendo em vista que não se tem notícias de que algum colega de profissão da região do Caparaó Capixaba tenha ocupado algum cargo em comissões do Conselho Federal da OAB, espero que possa, com essa nomeação, abrir portas para os demais colegas da nossa região, tendo em vista que temos inúmeros profissionais de altíssima qualidade em nossas terras. A Comissão possui apenas seis membros advindos de diversos Estados da Federação, o que torna ainda mais especial a escolha de nosso nome como membro titular.

Advertisement