AutoAqui

Como funciona o alternador do veículo?

COMPARTILHE
617
Advertisement
Advertisement

O alternador é uma das  peças que um veículo moderno possui e exerce uma função bastante importante, para os motoristas que não fazem ideia do que se trata e para que serve esse componente, pode até ser que jamais venham a ter necessidade de ter esse tipo de conhecimento. O desempenho de um alternador se dá por indução eletromagnética. Um fluxo elétrico passa pelo rotor e cria um campo magnético, que gera o movimento de elétrons no estator, originando corrente alternada.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Após cada giro completo, a fase se repete. Os conceitos que permitiram o desenvolvimento destes equipamentos iniciaram sendo desenvolvidos no século XIX. Dentre diversos experimentos daquele período, se sobressai o disco de Faraday e o gerador de Van de Graaff. O começo da indução eletromagnética, utilizado em alternadores, aproveita-se da repulsão e atração naturais das cargas elétricas, funcionando como em ímãs. Os fornecedores mecânicos que originam correntes contínuas são chamados de dínamos. Para termos um alternador, ao invés de corrente contínua, temos corrente alternada, ou seja, com variação de polos.

Você já deve ter visto ou ouvido falar de bicicletas que geram energia para suas luzes tão somente com a força dos pedais. Este é um exemplo visível da função do alternador: ao usar uma energia mecânica – as pedaladas -, há a modificação para energia elétrica, utilizada para a iluminação da própria bicicleta. Outro cargo muito conhecido dos alternadores é a sua aplicação em automóveis. Embora o princípio básico deste equipamento seja o mesmo de outros alternadores, há duas diferenças essenciais: a presença de um retificador e de um regulador de tensão.

O primeiro tem como intuito transformar a corrente alternada em contínua, enquanto o regulador de tensão é utilizado para a conservação da tensão dos circuitos. Desta forma, é possível fazer com que a tensão produzida pelo alternador se mantenha nos limites suportados pela bateria e por todo o seu sistema. A regularização da energia produzida pelos alternadores de automóveis é muito significativa, porque os veículos funcionam com tensões contínuas que variam entre 12 e 14,5 volts.

Continua depois da publicidade

A função do alternador do veículo é representada no painel pelo ícone da bateria. Caso este símbolo acenda, é sinal de que a energia produzida pelo alternador está sendo escasso para a carga. Se esta luz acender enquanto você estiver dirigindo, é necessário fazer uma manutenção do equipamento.

O alternador em automóveis funciona com uma base inversa ao do motor de arranque, carregando a bateria e fornecendo energia para os membros integrantes como vidros elétricos enquanto o carro está funcionando. O motor de arranque, por sua vez, funciona apenas até a ativação do motor de combustão, ficando inoperante após o término deste processo. Se decidir comprar um alternador, você pode encontrar em lojas físicas ou online através do site autopecasonline24.pt que é reconhecido no mercado e com ótimo custo benefício.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.